Introdução

Conceito de Cidade Inteligente

De acordo com Carlos Augusto Costa, em um artigo para o caderno FGV Projetos[4], a definição de cidade inteligente, do inglês Smart City, "parte da perspectiva de que a tecnologia é fator indispensável para que as cidades possam se modernizar e oferecer melhor infraestrutura à população." Dessa forma, os dados coletados no dia-a-dia pela cidade e seus habitantes podem ser ponto de partida para a operacionalização de transformações profundas nessa infraestrutura.


Exemplo de setores que podem ser impactados dentro de Cidades Inteligentes.

Figura 1.1: Exemplo de setores que podem ser impactados dentro de Cidades Inteligentes
Fonte: Adaptado de http://www.blog.researchonglobalmarkets.com/

O desenvolvimento de Cidades Inteligentes pelo mundo é uma consequência da integração de tecnologias de informação e comunicação com o objetivo de melhorar a eficiência dos serviços e atender às necessidades da população, incorporando essas tecnologias com diferentes sistemas da cidade. Como resultado, diversos setores podem ser impactados, dentre eles: serviços governamentais, segurança pública, mobilidade urbana, energia, água, e gestão de resíduos. Os sistemas de apoio que caracterizam uma cidade como inteligente tem por objetivo planejar, gerenciar, e operacionalizar as intervenções do poder público na cidade.


Cenário Atual e Necessidade de Cidades Inteligentes

No contexto da sociedade contemporânea, com cidades globais e gradativamente mais populosas, fica evidente o surgimento de uma série de problemas locais que muitas vezes são enfrentados diariamente pela população. Cidades brasileiras como São Paulo já sofrem constantemente com mobilidade urbana pouco eficiente e trânsitos intensos. Além disso, cidades como o Rio de Janeiro quase anualmente apresentam casos de deslizamento e desmoronamento, consequências do crescimento desenfreado e avanço mal planejado das cidades. Outras situações, como a qualidade da água e do ar, também são assuntos preocupantes nas cidades urbanas, onde o crescimento populacional e a poluição industrial tomam grandes proporções.

Considerando as novas tendências na área de tecnologia, o conceito de Cidade Inteligente vem sendo cada vez mais explorado. Na sociedade da informação em que vivemos se torna presente a geração de um grande volume de dados e a influência de muitos dispositivos conectados, desde aparelhos pessoais até acessórios domésticos e maquinário de monitoramento da própria cidade.