Escola de EngenhariaCOPPEUniversidade Federal do Rio de Janeiro
Apresentação do GTA

 

EnsinoEquipePesquisaPublicaçõesSeminários

 

 

Sistemas de Comunicação com QoS

Esta é uma linha de pesquisa onde o GTA já possui uma boa experiência. Vários trabalhos foram desenvolvidos envolvendo uma arquitetura de implementação modular, flexível e de alto desempenho, que se beneficia das características próprias dos protocolos de comunicação.
Devido à necessidade de transmissão de tráfegos de tempo real para atender às aplicações multimídias estudou-se uma série de protocolos de alto desempenho e disciplinas de escalonamento de mensagens. Uma nova arquitetura de implementação foi proposta, denominada GTA/MM, que inclui mecanismos para os tráfegos de mídias contínuas.
Uma solução para atender aos requisitos de QoS das novas aplicações multimídias consiste na utilização de redes ativas, que procuram promover serviços de rede diferenciados e dependentes da aplicação. As redes ativas constituem um novo paradigma onde é possível a programação da rede. Os programas são injetados nos nós da rede e permitem a realização de computações sobre os pacotes que trafegam por estes nós, denominados nós ativos. A característica principal que distingue os nós programáveis, nas redes ativas, dos nós configuráveis, nas redes convencionais ou passivas, é o modelo de programação utilizado. Uma máquina configurável procura estabeler um conjunto máximo de características de alto nível que podem ser ativadas por ações atômicas e simples. Por outro lado, uma máquina programável estabelece um conjunto mínimo de primitivas as quais podem compor um número indefinido de características de alto nível.

Nesta linha de pesquisa encontram-se em andamento:

  • o desenvolvimento de modelos de tráfegos e análise e implementação de mecanismos de controle de admissão de conexões e escalonamento de pacotes;
  • a implementação de protocolos através do uso do mecanismo de streams;
  • a comparação do desempenho da arquitetura GTA anterior com a nova arquitetura usando streams;
  • o estudo das técnicas Application Level Framing (ALF) e Integrated Layer Processing (ILP) com vistas a reduzir ao máximo o número de camadas de um sistema de comunicação. Através do uso da técnica ILP, pretende-se reunir todas as funções de manipulação de dados em um único ciclo de processamento, a ser realizado preferencialmente em memória cache ou registradores;
  • o desenvolvimento de redes ativas baseadas na utilização de cápsulas.

Temas de Pesquisa