Escola de EngenhariaCOPPEUniversidade Federal do Rio de Janeiro
Apresentação do GTA

 

EnsinoEquipePesquisaPublicaçõesSeminários

 

 

QoS na Internet

O enorme sucesso da rede de interconexão global Internet tem sido de uma grande importância para a convergência das tecnologias de computação e telecomunicações. Depois de alguns anos, estas áreas passaram a ser de interesse estratégico para maioria dos países industrializados e a cada dia fica mais difícil identificar estas duas áreas de uma forma separada. Neste contexto, o projeto, a instalação e a operação de redes de computadores de alta velocidade possibilitaram o surgimento de novas aplicações distribuídas, tais como as aplicações multimídia. Estas aplicações, devido às suas características, vieram exigir de uma forma mais contundente a aproximação destas duas áreas.

As diferentes mídias de informação veículadas por estas aplicações, tais como voz, vídeo e imagem, apresentam diversas naturezas de tráfego e diferentes requisitos de Qualidade de Serviço (QoS). Esta diversidade faz do suporte às aplicações multimídia distribuídas uma tarefa árdua, caracterizada pelo uso intensivo de mão de obra especializada em tecnologias de ponta, envolvida na produção de software e de hardware tanto para os sistemas finais quanto para os elementos da rede.

Até poucos anos atrás, a Internet era uma pequena rede de pesquisa utilizada por poucos usuários, onde a transferência de dados era suprida através do compartilhamento de informações que indicavam as possíveis rotas a serem utilizadas. Atualmente, a Internet consiste de uma rede de alcance mundial que interconecta diversas redes heterogêneas, transformando-se em um ponto de referência no que diz respeito ao universo da computação. Depois de um certo tempo, nós podemos observar um crescimento vertiginoso do tráfego na Internet devido ao número crescente de estações conectadas, que dobra a cada 56 semanas, assim como de servidores Web que dobra a cada 23 semanas. Além disso, as novas aplicações multimídia distribuídas, tais como vídeo-conferência, realidade virtual, vídeo sob demanda e outras, têm sido utilizadas por um número crescente de usuários da Internet, gerando um maior volume de tráfego. Além disso, estas novas aplicações exigem alguns requisitos de Qualidade de Serviço (Quality of Service - QoS) não atendidos pela atual arquitetura da Internet. Para acompanhar esta evolução faz-se necessário a busca de novas soluções que suportem o crescimento do tráfego e a QoS exigida pelas novas aplicações multimídia.

O protocolo IP fornece um serviço datagrama não confiável, sem nenhuma garantia de serviço. Além disso, ele não faz nenhum tipo de diferenciação entre as classes de tráfego que ele transporta. Estas características tornam impossível a utilização da tecnologia Internet como uma infra-estrutura de rede para o transporte de diversas mídias de forma integrada. Por um outro lado, avanços recentes nas tecnologias de comutação e transmissão permitem a implementação de redes de alta velocidade que estão mudando a face da rede mundial Internet. Este aumento na capacidade das tecnologias de rede torna possível o suporte em termos de banda passante de novas aplicações multimídia num ambiente de interconexão global.

Temas de Pesquisa