Roteamento IP


Alocação eficiente de endereços

De que forma pode se obter uma melhor alocação de endereços no espaço do IPv4? Em um ambiente de classes, um provedor de serviços de Internet (ISP) só pode alocar endereços /8, /16 ou /24. Mas em um ambiente CIDR, o ISP poderá disponibilizar um bloco dos seus endereços registrados, indo ao encontro das necessidades de cada cliente, criando um espaço para crescimento futuro.

Considere que à um ISP foi alocado o bloco de endereços 206.0.64.0/18. Este bloco representa 16.384 (214) endereços IP que podem ser interpretados como 64 endereços /24. Se um cliente solicitar 800 endereços host, ao invés de alocar uma classe B ou quatro classes C individuais (o que iria introduzir 4 novas rotas nas tabelas de roteamento globais), o ISP poderá alocar o bloco de endereço 206.0.68.0/22.




Diferença entre CIDR e VLSM

O CIDR e o VLSM permitem que uma porção de um endereço IP seja divida recursivamente em pequenos pedaços. A diferença entre os dois é o fato de que o VLSM faz a divisão de um endereço IP da Internet alocado à uma organização porém isto não é visível na Internet global. Já o CIDR permite a alocação de um bloco de endereços por um registro na Internet em um alto nível de ISP, em um nível médio de ISP, em um baixo nível ISP, e finalmente para uma rede de uma organização privada.

É importante notar que os pré-requisitos para o sucesso de uma implementação de CIDR são os mesmos do VLSM.




Anterior Índice Próximo