Roteamento IP


Roteamento Inter-Domínio sem classes

No ano de 1992, o crescimento exponencial da Internet estava começando a causar sérios problemas em relação a habilidade dos sistemas de roteamento da Internet para escalar e suportar crescimento futuro. Esses problemas estavam relacionados com:

A resposta imediata a esses problemas foi o desenvolvimento do conceito de Super Rede ou Roteamento Inter-Domínio sem Classes (CIDR). O terceiro problema, sendo de mais longo prazo, provavelmente será resolvido com IP Next Generation (IPng ou IPv6), que ainda está em estudos.

O CIDR foi oficialmente documentado em setembro de 1993 no RFC1517, 1518, 1519 e 1520. O CIDR possui duas características importantes que beneficiam o sistema de roteamento global da Internet:

Sem a implementação do CIDR em 1994 e 1995, as tabelas de roteamento da Internet teriam excedido 70.000 rotas (ao invés de mais de pouco mais de 30.000).

O CIDR elimina o conceito de classes e substitui pelo conceito geral de prefixo de rede. Os roteadores utilizam o prefixo de rede, ao invés dos 3 primeiros bits do endereço IP, para determinar o ponto de divisão entre o número de rede e o host-number. Desta forma, o CIDR suporta qualquer tipo de tamanho de número de rede, não precisando ter os tamanhos padronizados anteriormente de 8 bits, 16 bits e 24 bits nos modelos de clases.

No modelo CIDR, cada pedaço da informação de roteamento possui um bit de máscara (ou tamanho de prefixo). O tamanho do prefixo é uma maneira de especificar o número bits mais significativos relativos à rede de cada entrada na tabela de roteamento. Por exemplo, uma rede com 20 bits de número de rede e 12 bits de host-number será associada a um tamanho de prefixo 20 bits (/20).


Problemas com o CIDR

É importante notar que alguns problemas podem ocorrer com redes CIDR se o software em execução no host não estiver bem configurado. Por exemplo, ocorrerão problemas se um endereço 200.25.16.0 tiver que ser definido como um /20, pois o software que está sendo executado em um host não permitirá que este endereço, que é naturalmente um classe C ou seja, tem máscara de rede de 24 bits, seja configurado com uma máscara de 20 bits. Se o software suportar CIDR, permitirá máscaras menores serem configuradas.




Anterior Índice Próximo