Routing Information Protocol (RIP)

Especificações do Protocolo

RIP suporta tanto conecções ponto-a-ponto quanto redes Broadcast (ex. Ethernet). Os pacotes RIP são transmitidos "em cima" de UDP e IP, usando a porta 520 do UDP tanto para transmissão quanto para recepção. Se uma rota não é atualizada dentro de 180 segundos, sua distância é colocada em infinito e a entrada será mais tarde removida das tabelas de roteamento.

O formato da mensagem do RIP é mostrado abaixo:

comando (1)

identificador de versão (1)

deve ser zero (2)

identificador do endereço da família (2)

deve ser zero (2)

Endereço IP (4)

deve ser zero (4)

deve ser zero (4)

métrica (4)

O campo comando é usado para especificar o propósito do datagrama (se é um pedido de envio de tabela ou uma resposta com envio de tabela). O formato do pacote permite ao RIP carregar informações de roteamento de vários protocolos diferentes.Portanto, cada entrada da tabela contém um indentificador de endereço da família para indicar que tipo de endereço está especificado. Na prática, o RIP não tem sido usado para suportar outros protocolos que não o IP.

Quando recebendo uma resposta, o roteador examinará as entradas uma por uma, conferindo se o endereço é um endereço de classe válida (A, B ou C), verificará se o endereço de rede não é 127 (loop-back) ou 0, se não é um endereço broadcast e se a métrica não é maior que infinito. Conferido todos os pontos acima será feita a análise da tabela com a mensagem recebida para verificar a necessidade de atualização (Pooling Algorithm).

Para evitar que a rede fique excessivamente carregada ou que uma segunda atualização de uma mesma entrada não seja processada a tempo, a resposta não pode ser imediatamente enviada ao recebimento da atualização, deve haver um pequeno intervalo aleatório entre 1 e 5 segundos.

O tamanho máximo de uma mensagem é 512 bytes, o que permite até 25 entradas por mensagem. Se houver mais de 25 entradas para reportar, o RIP enviará um segundo pacote.