Situação Atual


Figura 8: Processo de aprovação de novos padrões da IEEE Standards Association.

A IEEE Standards Association possui o seguinte conjunto de procedimentos para avaliação e aprovação de novos padrões:

1 - Requisição de Autorização de Projeto (PAR - Project Authorization Request).
2 - Desenvolvimento da proposta e escopo em um grupo de estudos (Study Group).
3 - Elaboração do projeto em um grupo de trabalho (Working Group).
4 - Votação pelos patrocinadores do projeto (Sponsor Balloting).
5 - Aprovação pela IEEE Standards Association.

Em 2010 foi requisitado o início do desenvolvimento do novo padrão de comunicação sem fio, então começaram as reuniões do grupo de estudos para o padrão IEEE 802.11ah e preparação para o grupo de trabalho que começaria as atividades em novembro daquele ano. A etapa 3 se iniciou em novembro com a criação do grupo de trabalho que recebeu nome de Task Group ah (TGah) e desenvolvimento dos primeiros drafts (esboços de projeto) do que seria o novo padrão.


Na data de redação deste trabalho (Junho de 2015) o grupo de trabalho TGah ainda não havia terminado suas atividades. O último registro de reunião do grupo, que data do mês de maio de 2015, contém as atualizações aprovadas para o draft 5.0. Os participantes do grupo projetam começar a etapa número 4, ou seja, a votação pelos patrocinadores do projeto, em julho desde mesmo ano.


Desafios Futuros


Um dos futuros desafios a serem superados para a aprovação e implantação das redes sub-1GHz é a perda de potência do sinal causada pela transição de um meio externo (outdoor) para um meio interno (indoor). Por isso, prevê-se a separação dos meios externo e interno. Outro problema também se dá na interferência entre as estações quando estas estão no mesmo ambiente interno.

No caso da regulamentação das redes sub-1GHz no Japão, existe uma singularidade que deve ser observada. A camada física do IEEE 802.11ah, especificada para trabalhar em 950MHz, pode vir a sofrer interferência com outra camada física já especificada para a mesma banda, o IEEE 802.15.4d. Porém, considerando-se a curta duração dos pacotes do IEEE 802.15.4 e o uso do método de acesso CSMA-CA, a coexistência das duas camadas físicas no mesmo canal não é considerada um problema, desde que siga a regulamentação estabelecida.

Além disso, têm-se estudado diferentes modelos de repetidores que aumentariam o já longo alcance das redes sub-1GHz, proporcionado pelas excelentes características de propagação dos sinais de baixa frequência.



Anterior Esconder/Mostrar Menu Seguinte