Redes Tolerantes a Atrasos e Desconexões - Redes DTN
Início
Introdução
Surgimento
Arquitetura
Troca de mensagens
Disponibilidade de Nós
Transferência
Estratégias
Segurança
Mobilidade
Perguntas
Bibliografia

Estratégias de roteamento

Em redes onde os nós se movem, implicando conexões intermitentes, é necessário uma abordagem mais complexa sobre a rede, permitindo a eficiência da rede. Neste sentido, foi desenvolvido vários tipos de roteamento, dentre eles, serão abordados o Roteamento Epidêmico, Roteamento Probabilístico e Roteamento de Repasse Controlado.

Roteamento Epidêmico

Os pacotes se espalham pelos nós da rede ficando armazenados e sendo trocados quando entram em contato com outros nós aleatoriamente. Os nós requisitam cópias de mensagens que ainda não tem. Esse protocolo alastra a mensagem já que quanto mais cópias da mensagem forem enviadas maior chance de entrega e menor o atraso porem as mensagens ocupam muito espaço nos buffers e por isso quando se tem muitas mensagens fica inviável.

Roteamento Probabilístico

Os nós utilizam probabilidade de entrega para decidir quando e pra quais nós repassar a mensagem. Com isso os nós acabam conhecendo os outros nós da rede e utilizam o histórico de encontros para decidir as entregas. A previsibilidade aumenta quando dois nós se encontram e diminui se eles deixam de se encontrar.

Roteamento com Repasse Controlado

Gera poucas cópias e faz transmissões pequenas e controladas. Consiste em duas fases, a spray nos quais as mensagens são repassadas pra outros nós e na fase wait cada nó com a mensagem faz uma transmissão para o destino caso este ainda não tenha recebido uma copia da mensagem.