Streaming

Uma visão geral

A tecnologia de streaming de mídia é utilizada para tornar mais leve e rápido o download e a execução da mídia na web, pois permite que se possa escutar/visualizar a mídia enquanto se faz o download da mesma.

Caso não seja utilizado o streaming, para mostrar um conteúdo multimídia na Rede, deve-se primeiro descarregar o arquivo inteiro em nosso computador para depois executá-lo.

O streaming funciona da seguinte maneira. Primeiro nosso computador (o cliente) conecta com um servidor e este, começa a lhe mandar o arquivo. O cliente começa a receber o arquivo e um buffer é construído para que se comece a salvar a informação. Quando uma pequena parte do buffer é completa com parte do arquivo, o cliente já começa a visualizar o arquivo e continua fazendo o download. O sistema está sincronizado, para que assim, o arquivo possa ser visto enquanto é feito o download, e assim quando o download termina, o vídeo acaba de ser visualizado.

Atuais métodos

Os tradicionais serviços de streaming como o youtube utilizam o modelo Cliente-Servidor, onde cada cliente cria uma conexão com o servidor do serviço, formando um canal unicast. Ao concentrar todos os clientes num único servidor, há, além do surgimento de um ponto único de falha, o surgimento de um “gargalo” no servidor à medida que a demanda pelo serviço cresce. Os citados serviços tradicionais de streaming têm que lidar com esses problemas se focando na utilização de servidores de alta capacidade e confiabilidade, o que é muito custoso.

Uma das propostas avaliadas para lidar com o problema da alta demanda dos servidores é a utilização do protocolo IP multicast, no qual vários clientes que estão buscando uma mesma mídia podem recebê-la através de um mesmo canal, chamado canal multicast. Mais à frente apresentaremos a proposta do uso da arquitetura P2P.

< Anterior   Próximo >   Topo /\