SIMPLE NETWORK MANAGEMENT PROTOCOL

HomeSNMPMIBsASN.1ComponentesVersõesAplicaçõesSegurançaContato

 

Management Information Bases (MIBs)

 

            A Estrutura de Gestão de Informação (SMI, do inglês Structure of Management Information) fornece uma maneira de definir os objetos gerenciados e seus comportamentos. Um agente tem em posse uma lista de objetos que ele controla. Um possível objeto é o status operacional de uma interface do roteador (por exemplo, up, down, ou testing). Essa lista define coletivamente as informações que o gerente pode utilizar para determinar a saúde geral do dispositivo no qual seu agente reside.

            Basicamente, podemos pensar em um banco de dados de objetos gerenciados e rastreados pelos agentes onde qualquer tipo de status ou dados estatísticos pode ser acessado pelo gerente. Isso recebe o nome de Management Information Base (MIB).

            Enquanto o SMI fornece uma maneira para definir objetos gerenciados, a MIB é uma definição (usando a sintaxe da SMI) dos próprios objetos. Analogamente, a MIB se comporta em relação ao objeto como um dicionário se comporta perante uma palavra. Inicialmente, define o nome textual de um objeto para depois lhe atribuir um significado ou uma definição.

            Um agente pode implementar muitas MIBs, mas todos os agentes implementam uma MIB particular chamada MIB-II (RFC 1213). Essa norma é responsável por definir variáveis para estatísticas de interface (velocidades de interface, MTU, octetos enviados, octetos recebidos, etc.) e status pertencentes ao sistema (localização do sistema, de contato do sistema, etc.). Em suma, o principal objetivo do MIB-II é fornecer a informação TCP/IP geral de gestão.

            O Protocolo SNMP não define quais informações (quais variáveis) um sistema de gestão deve oferecer. Esse dispõe de um design extensível no qual a informação disponível é definida pelas bases de informação do gerenciamento (MIBs). As MIBs descrevem a estrutura de gestão dos dados de um subsistema de um dispositivo por meio do uso de denominações hierárquicas contendo os identificadores dos objetos (OID). A grosso modo, cada OID identifica uma variável que pode ser lida ou escrita via SNMP. Sempre lembrando que as MIBs utilizam a notação regulada pela ASN.1.

            A hierarquia MIB pode ser entendida como uma árvore de raiz anônima, tendo seus ramos distribuídos por diferentes organizações. A camada mais alta das OIDs da MIB se encontra padronizada em diferentes organizações, enquanto que a camada mais baixa é alocada em organizações associadas. Essa arquitetura permite a gestão em todas as camadas do modelo de referência OSI. Assim, com as MIBs podendo ser definidas para cada área específica de informação e operação, é possível extender as aplicações em banco de dados, correio eletrônico e Java EE.

            Um objeto gerenciado (por vezes chamado objeto MIB, objeto ou apenas MIB) é uma das inúmeras características específicas de um dispositivo gerenciado. Objetos gerenciados podem assumir uma ou mais instâncias dos objetos essencialmente variáveis (identificados pelas suas OIDs).

            Existem dois tipos de objetos gerenciados:

1 – Escalares: definem uma única instância para os objetos.

2 – Tabelados: definem várias instâncias para objetos que são agrupadas em tabelas MIB.

            Um exemplo de objeto gerenciado é o atlnput que é um objeto escalar (contém uma única instância do objeto). O seu valor inteiro indica o número total de pacotes de entrada Apple Talk na interface do roteador.

            Um identificador de objeto(ID do objeto ou OID) identifica unicamente um objeto gerenciado na hierarquia MIB.

            Vale a pena ressaltar que existem MIBs proprietárias desenvolvidas pelos fabricantes dos dispositivos. Muitos projetos e normas propostas têm sido desenvolvidas para ajudar a gerir: frame relay; ATM; FDDI; e serviços (e-mail, Domain Name System (DNS), etc.). Uma amostra dessas MIBs e seus números RFC inclui:

  • ATM MIB (RFC 2515)
  • Frame Relay Type Interface DTE MIB (RFC 2115)
  • BGV versão 4 MIB (RFC 1657)
  • RDBMS MIB (RFC 1697)
  • RADIUS Server Authentication MIB (RFC 2619)
  • Mail Monitoring MIB (RFC 2789)
  • DNS Server MIB (RFC 1611)

Próximo

Anterior  Topo