Esteganografia

5. Conclusão

A esteganografia digital, ou seja, a arte de esconder informações em meios digitais, vem sendo cada vez mais pesquisada e utilizada nos dias de hoje. Ela possui uma infinidade de aplicações, e talvez a mais importante delas seja a segurança da informação, já que, com a esteganografia, as mensagens ficam escondidas nos meios usados, e a informação passa despercebida por terceiros.

A quantidade de técnicas existente é grande. Elas podem se basear na presença de ruídos em imagens (LSB, BPCS), em uma ordenação de elementos, nas características auditivas dos seres humanos, entre outras. Algumas delas espalham a informação em imagens e arquivos de áudio; outras, dividem-na em várias partes. Muitas dessas técnicas podem ser facilmente integradas com métodos de criptografia para que a segurança dos dados que estão sendo transmitidos seja maior.

Ao mesmo tempo que o número de técnicas tem aumentado, a esteganálise, isto é, a área responsável por descobrir a existência de mensagens em arquivos, vem tentando decifrar todos esses métodos. Os diversos ataques possíveis, ou seja, os ataques visuais, os estruturais e os estatísticos, são usados de forma a saber sobre a existência ou não de alguma mensagem secreta. Uma vez que essa existência é descoberta, o esteganalista pode querer ler a mensagem, torná-la inconsistente ou simplesmente destruí-la.

As técnicas esteganográficas não são perfeitas; a esteganálise está sempre buscando suas falhas, a fim de descobrir os algoritmos usados. Porém, mesmo assim, a esteganografia mostrou-se muito eficaz em esconder informações que não podem cair acidentalmente nas mãos de terceiros. Uma grande quantidade de pesquisas e estudos está em andamento, evidenciando a importância dessa área atualmente.