SaN
> iSCSI

O Internet SCSI (iSCSI) é um Protocolo de Transporte SCSI e que foi desenvolvido para facilitar a comunicação de blocos de dados entre origem-destino através de redes TCP/IP, Figura 2.29. Afim de preservar a retro compatibilidade da infra-estrutura da rede IP existente, nenhuma modificação especial é necessária na arquitetura TCP/IP para o uso do iSCSI. O mesmo vale para a arquitetura SCSI.

iSCSI
Figura 2.29 - Retirada de Cisco Networkers 2006 - SAN-1501 - Introduction to Storage Area Networking

O protocolo iSCSI não faz nenhuma menção ao Fibre Channel, pois o principal objetivo do iSCSI é ser uma solução alternativa ao Fibre Channel. Uma comparação pode ser feita entre a solução de IP nativo do Fibre Channel, o iFCP, e o iSCSI. O iFCP é uma solução IP-SAN que utiliza a tecnologia FC, enquanto o iSCSI os pontos terminais, clientes e alvos, são iSCSI, com o roteamento de IP e ethernet ligando eles.

O iSCSI é um protocolo de aplicações que depende dos protocolos de serviços da rede IP. Outra característica do iSCSI é combinar a desempenho e funcionabilidade do protocolo de transporte SCSI. Esses fatores permitem a implementação de uma rede baseada em blocos de dados usando a infra-estrutura IP/Ethernet, uma estrutura de preços mais baratos mais sem sacrificar o desempenho.

Como o FCP no Fibre Channel, a tarefa básica do iSCSI é encapsular os comandos SCSI, estados, e os dados, conforme a Figura 2.30. A transação entre os clientes e alvos no iSCSI e bastante similar a transação do FCP.

Pilha do iSCSI
Figura 2.30

Agora a comparação que foi feita na sessão Conceitos Básicos - Topologias, Figura 1.11, entre as três topologias pode ser estendida com a solução iSCSI-SAN, Figura 2.31.

Comparação entre as topologias DAS, NAS e SAN
Figura 2.29 - Retirada de Cisco Networkers 2006 - SAN-1501 - Introduction to Storage Area Networking
Redes de Computadores I - EEL878 - 2008.1
Al. Rodrigo Machado Costa
Prof. Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte