Perguntas e Respostas

Esta seção contém uma série de perguntas que você deve ser capaz de responder utilizando as informações aprendidas nos capítulos anteriores do trabalho. Teste seus conhecimentos abaixo:
Pergunta 1:
Em um esquema de chave pública, por que seus dados criptografados não ficarão desprotegidos se você divulgar sua chave pública?

Porque a chave pública é apenas metade das chaves envolvidas no processo de criptografia assimétrica. Para ter acesso total é necessário conhecer também a chave privada, e esta não é divulgada.

Isto ocorre porque dados cifrados com a chave pública só podem ser revelados aplicando a chave privada (e vice-versa), garantindo a segurança da informação mesmo que a chave pública seja conhecida por todos.

ocultar ↑

Pergunta 2:
Por que a criptografia tradicional corre sério risco com a difusão da computação quântica?

A segurança de grande parte das técnicas criptográficas usadas atualmente é baseada em problemas que computadores normais demoram tempos impraticáveis para resolver, mas que computadores quânticos resolvem em tempo hábil ao testar várias possibilidades simultaneamente. Algoritmos assimétricos são especialmente suscetíveis.

ocultar ↑

Pergunta 3:
Por que se considera que a transmissão quântica de chaves não pode sofrer espionagem passiva?

Porque qualquer espionagem passiva, apesar de não poder ser evitada, pode ser detectada, pois a observação dos bits quânticos transmitidos altera irrecuperavelmente o próprio valor destes bits. Quando isto acontece, a transmissão é abortada e o espião não consegue obter informações privilegiadas.

ocultar ↑

Pergunta 4:
Cite três características importantes de funções que atuam sobre bits quânticos.
  • Possuem o mesmo número de qubits de entrada e saída.
  • Operam sobre todos os estados simultaneamente (paralelização exponencial).
  • Têm resultado probabilístico, ou seja, há uma chance de não obter a resposta desejada.

ocultar ↑

Pergunta 5:
Por que a criptografia quântica é usada apenas na transmissão de chaves e não para outros fins, como a criptografia permanente de dados?

As formas físicas dos bits quânticos não são estáveis por longos intervalos de tempo, por isso seu armazenamento não é prático. Entretanto, podem-se usar fótons para transmitir informações com facilidade. Por esta razão todas as aplicações práticas da criptografia quântica são relacionadas à transmissão de dados: distribuição de chave, bits de compromisso à distância, transferência desinformada, etc.

ocultar ↑