Folding@Home:

Folding@Home, ou FAH, é uma Grid lançada em outrubro de 2000 e construida para intensamente computar simulaçoes de como moléculas biológicas se moldam em seu estado funcional, analisando também as doênças relacionadas, como BSE, Alzeheimer, Huntington, Osteogensis imperfect. Atualmente é gerenciado pelo Pande Group, que é uma organização sem fins lucrativos, dedicada à pesquisa científica e à educação, que se compromete a não vender nenhum dado ou ter qualquer lucro sobre ele. É localizado dentro do departamento de química da Universidade de Stanford, sob supervisão do professor Vijay Pande. Atualmente, esta grid é o mais poderoso computador virtual do mundo, segundo o Guinness.

Contribuintes deste projeto podem ter 'user names', que são usados pra se manter um histórico das contribuições feitas. Cada usuário pode rodar o programa cliente em um ou mais computadores. Além disso, os usuário podem contribuir sob o nome de um ou mais times, enquanto que recebem pontos que indicam o número e a dificuldade das tarefas realizadas.

A velocidade de formação das proteinas é incrivelmente rápida, algumas tão velozes como um milionésimo de segundo. Enquanto esse valor é muito rápido na escala de uma pessoa, é consideravelmente longo para que os computadores simulem. De fato, demora-se cerca de um dia para se simular um nanosegundo. Infelizmente, as proteinas se formam na ordem de dezenas de microsegundos. Portanto, demoraria 10.000 dias de uso da CPU para simular sua formação. Isto é, tem-se que esperar 30 anos de CPU para se obter apenas um resultado. Por causa disso, o projeto Folding@home é extremamente importante, enquanto que acelera as simulações realizadas.

Em se tratanto da segurança, o software do Folding@Home se conecta periodicamente somente ao servidor de dados em Stanford e baixa unidades de trabalho, que são pacotes de dados utilizados na computação, e os manda de volta ao servidor. Além disso, são utilizadas assinaturas virtuais de 2048 bits para garantir que aquilo que está sendo recebido são os verdadeiros pacotes de Stanford. Caso as assinaturas não sejam iguais, seja na entrada ou na saída, o cliente irá jogar fora os dados e começar de novo. Isso garante que está sendo feita a segurança mais rigorosa. Por último, o cliente/screen saver é disponibilizado apenas do site do projeto, de modo a garantir a integridade do software.

Em setembro de 2007, o projeto oficialmente obteve perfomance maior que um petaFlop, se tornando o primeiro sistema computacional a atingir tal capacidade de processamento, apesar de que já havia tido pontos de fico acima de um petaFlop em março do mesmo ano. No momento, opera acima de de 1 petaFlop integralmente, tendo a maioria da performance vinda dos clientes para o Playstation3

 

Clique para ampliar
(Ícone do FAH na XrossMediaBar do Playstation3)

.Clique para ampliar
(Cliente do FAH em funcionamento em um Playstation3)

 

Páginas:
1 - 2 - 3
anterior