Home / Mapa do Site

 

fabiofneves@gmail.com

Modificado em:
29/5/08

Autor:

Fábio Fernandes Neves

 

Funcionamento do Sistema Biométrico

por Impressão Manual

 

        A lógica da pontuação é feita pela maior ou menor proximidade e semelhança de determinados pontos, linhas, saliências, formatos geométricos, entre outros (de acordo com o tipo da impressão manual - formato da mão, digital da mão ou padrão das veias). Quanto mais perto e semelhante o formato em relação ao template do banco de dados, o template adquire mais pontos e, como dito anteriormente, analisa-se essa pontuação para saber se ela é grande o suficiente (identificação positiva do usuário).

        Abaixo encontra-se um exemplo de uma pontuação para um leitor biométrico de linhas da palma da mão. Percebe-se que o A se sobrepõe mais do que o B. As linhas azuis são do banco de dados e as vermelhas do usuário.

Adaptado da Referência [8]

- Resposta do Sistema: se o grau de similaridade entre o template analisado e algum template do banco de dados for muito grande, o sistema dará uma resposta positiva, ou seja, deixará o usuário (a pessoa que gerou o template a ser analisado) utilizar o serviço que o sistema protege (sinal verde para ele). Caso o template não se assemelhe a nenhum do banco de dados, o sistema dá uma resposta negativa (sinal vermelho para ele) e um sistema de segurança é ativado (toca um alarme, não deixa a pessoa passar, fecha uma porta, etc, de acordo com a aplicação).

        A Biometria por impressão manual funciona através de algumas Normas regularizadas internacionalmente (ver para mais detalhes), ditadas em:
-  ISO/IEC NP 19794-9: Information Technology-Biometric Data Interchange