Home / Mapa do Site

 

fabiofneves@gmail.com

Modificado em:
29/5/08

Autor:

Fábio Fernandes Neves

 

Funcionamento do Sistema Biométrico

por Impressão Manual

 

        Quando o sistema está pronto, há a necessidade de preencher o banco de dados com os templates das pessoas que são permitidas verificar o funcionamento do sistema e das pessoas que podem passar pelo sistema sem serem barradas. Feito isso, o sistema funciona de modo automático, dando uma resposta positiva caso o sistema reconheça que o template do usuário é o mesmo template que algum do banco de dados. Caso o sistema não reconheça o template do usuário, há uma resposta negativa e o usuário não poderá fazer o serviço que o sistema biométrico protege.

        Elementos do Sistema:

- Sensor: capta a imagem da mão do indivíduo através de uma câmera (para a configuração das veias é utilizada uma câmera especial)

- Processamento da Imagem: A imagem captada é analisada por um software que irá detectar, através de determinados algoritmos, os traços característicos da mão (linhas, formato ou veias) e depois mapeá-los, guardando essas informações em um arquivo, chamado de template.

- Template: guarda as informações das posições e ângulos de sulcos, linhas, curvatura dos dedos, trajeto das veias, entre outros, de acordo com o método de biometria da mão utilizado.

- Banco de Dados: guarda os templates das pessoas que tem acesso liberado ao serviço protegido pelo sistema biométrico

- Comparação: compara o template do usuário com os templates existentes no banco de dados para determinar o grau de similaridade entre eles.
        Essa similaridade é processada por um software que no final do processo gera uma pontuação sobre essa similaridade. Quanto maior a pontuação, maior o grau de semelhança entre os templates e se estiver acima de uma determinada pontuação, o sistema dá uma saída positiva de reconhecimento biométrico do indivíduo.