VI. Implementação da GSI

          Existem atualmente algumas poucas opções disponíveis de implementações de Infraestruturas de Grades Computacionais. Dentre elas, apenas uma possuí boa documentação disponível e esta difundida entre os usuários, a Globus Toolkit. Além disso, está era a única que possuía suporte a utilização de SSL nos servidores locais.
          A Globus Security Infrastructure (também chamada de GSI, bem como Grid Security Infrastructure) é uma implementação de segurança em grades computacionais que segue algumas das características previamente evidenciadas neste documento.
          A Globus foi desenvolvida como parte do projeto Globus, que possui como foco entender a infraestrutura básica requerida para suportar a execução de uma grande quantidade de aplicações de grades computacionais, construir protótipos da implementação dessa infraestrutura e testar as aplicações em testes de larga escala. A partir desses três pilares, a infraestrutura Globus foi desenvolvida, possuindo inclusive padrões aceitáveis para sua utilização.
          Por fim, vale ressaltar que tal infraestrutura seguiu algumas preceitos citados, como o suporte para Proxy de Usuário, Proxy de Recursos, autoridades certificadoras e principalmente implementações dos protocolos descritos. Vale ressaltar todavia que esta infraestrutura possui algumas limitações, como não oferecer suporte a grupos. Apesar disso, foi possível comprovar através de testes que a Globus possibilita a utilização de todas as técnicas abordadas no presente documento, tendo sido seu desempenho considerado satisfatório, mesmo com suas limitações.