2. Biometria

Biometria é um conjunto de métodos computacionais para autorizar o acesso de um indivíduo através de suas características físicas ou comportamentais únicas como: a impressão digital, a geometria das mãos, a palma das mãos, o rosto, a retina, a voz, as veias das mãos, a íris, poros, lábios, DNA, a escrita, a assinatura, a forma de andar e a forma de apertar um botão de um teclado.
Assim como para as demais operações de reconhecimento de padrões, a biometria exige uma quantidade precisa de medidas para autorizar o acesso de um indivíduo. Uma quantidade de medidas menor do que a necessária pode gerar falsas autorizações positivas (o indivíduo é autorizado, mas não deveria), enquanto uma quantidade maior de medidas pode acarretar falsas autorizações negativas (o indivíduo deveria ser autorizado, mas não é).
A biometria garante controle de acesso e confidencialidade de serviços e dados através da identificação ou autenticação precisa do indivíduo que irá acessá-lo. A biometria é usada para aplicações governamentais, militares e comerciais, tais como: transações financeiras, identificação de criminosos, serviços sociais, controle de acesso físico, etc. Entretanto há algumas barreiras humanas para a sua aceitação:
  • Indivíduos incapazes fisiologicamente de usar alguma característica biométrica como meio de autenticação;

  • Indivíduos que acreditam que haja efeitos danosos causados pela identificação biométrica. É o caso dos métodos biométricos que envolvem o olho.