3. Regras de Borda
As regras de borda são políticas adotadas pelo modelo de simulação para o eventual caso da posição de um nó móvel exceder as fronteiras estipulada para a simulação. Na literatura são encontradas diversas regras de borda, onde as três principais são: bounce, delete and replace e wrap around[7].
3.1 Bounce
A regra de borda bounce, ou rebatida, reflete o movimento do nó móvel de volta para dentro da área de simulação. Desta forma, a nova trajetória continuará dentro do poliedro limitador estipulado como fronteira da região de simulação.
O novo sentido da velocidade, após a rebatida, é caracterizado por dois componentes: o ângulo de incidência β e o módulo da velocidade v do nó quando o mesmo atinge a borda. O ângulo de reflexão β' será - β e o modulo da velocidade se manterá v, como ilustrado na Figura 9.
graphic
Figura 9
Algumas extensões desta regra sugerem que se escolha β' aleatoriamente, como uma variável uniformemente distribuída entre 0 e π nas bordas inferior, superior e laterais, e entre 0 e π/2 nos vértices da área de simulação. O valor da velocidade também pode ser modificado para um novo valor dentro de um intervalo determinado [8].
3.2 Delete and Replace
Na regra delete and replace, ou apague e reposicione, na iminência de sair da região viável, um nó é apagado e outro é posicionado aleatoriamente na área de simulação. Ao novo nó incluído na simulação são atribuídas uma nova velocidade e direção aleatórias.
Esta regra visa se aproximar de cenários reais como shoppings, veículos em estradas, salas, etc. onde nós móveis constantemente entram e saem do ambiente. Apesar disso, ela adiciona a característica não realista do posicionamento aleatório durante a inclusão do novo nó.
graphic
Figura 10
3.3 Wrap Around
Por fim, na regra de borda wrap around, ou dar a volta, o nó móvel que alcança uma borda tem seu movimento espelhado na borda oposta. Este espelhamento preserva tanto a direção e o sentido, quanto o módulo de sua velocidade. A Figura 11 ilustra o método, que tem como objetivo melhorar a técnica de posicionamento da regra delete and replace.
graphic
Figura 11
Esta regra pode causar efeitos indesejáveis na análise de roteamento Ad Hoc, uma vez que ao transpor uma borda, o nó será isolado dos nós que costumavam ser seus vizinhos, o que fará com que, por um tempo, ele fique inalcançável.