1.1
MANETs e VANETs
VANETs, Vehicular
Ad Hoc NETworks, são um tipo de MANET, Mobile Ad Hoc
NETwork, objetivando comunicações entre vários veículos ou entre veículos e
equipamentos fixos, chamados “de acostamento” – que fariam as vezes de
roteadores, intuitivamente sem fio.
Grande parte dos tópicos de interesse no
tocante a MANETs também o são quando se trata de VANETs. Todavia,
diferentemente das redes móveis em geral, veículos tendem a executar movimentos
modeláveis (percursos) não-aleatórios, por estarem condicionados (limitados) a
determinados trajetos, como as malhas rodoviárias. As Redes Ad Hoc Veiculares
constituem o talvez mais promissor conjunto de aplicações nas pesquisas em
Redes Ad Hoc Móveis.
1.2.
Motivações
A comunidade científica pesquisa VANETs
objetivando sobretudo aplicações em comerciais e em segurança para comunicações
a pequeno e médio alcance entre veículo-veículo ou veículo-acostamento.
Nos EUA, em
2003, a Comissão de Comunicações Federal alocou um espectro de freqüências para
DSRC (Dedicated Short Range Communications), protocolo desenvolvido para
uso automotivo. Nos EUA, Europa e Japão, organizações já apóiam o
desenvolvimento de DSRC. Um padrão está prestes a ser completado, e dele
resultaria a primeira VANET, na América do Norte.
Embora padrões
de mobilidade precisem ser estudados (considerando possibilidades de percurso e
velocidade de direção), amplos recursos computacionais possam ser necessários e
quiçá sejam necessárias elevadas fontes de potência, as aplicações em VANET
parecem suficientemente promissoras, prometendo até ajudar os usuários
(motoristas) a evitar colisões – como já é feito no sistema aeroviário, por
exemplo, e, a mais esperada possibilidade destas redes, nas metrópoles e
megalópoles: Acabar com os congestionamentos.
Aplicações
seguras em VANET incluem avisos de colisão e outros avisos sobre a segurança do
veículo. Aplicações não-seguras incluem informações sobre situação do tráfego
(congestionamentos), pedágios em alta-velocidade, entretenimento móvel e
outras. Ou seja, chama-se de aplicações seguras aquelas que empregam métodos de
manutenção de segurança do motorista/passageiro do veículo. A segurança,
portanto, refere-se não à aplicação em si, mas ao ser humano.
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