01. Introdução

  MANETs e VANETs
  Motivações

01. Introdução

 

1.1            MANETs e VANETs

 

VANETs, Vehicular Ad Hoc NETworks, são um tipo de MANET, Mobile Ad Hoc NETwork, objetivando comunicações entre vários veículos ou entre veículos e equipamentos fixos, chamados “de acostamento” – que fariam as vezes de roteadores, intuitivamente sem fio.

Grande parte dos tópicos de interesse no tocante a MANETs também o são quando se trata de VANETs. Todavia, diferentemente das redes móveis em geral, veículos tendem a executar movimentos modeláveis (percursos) não-aleatórios, por estarem condicionados (limitados) a determinados trajetos, como as malhas rodoviárias. As Redes Ad Hoc Veiculares constituem o talvez mais promissor conjunto de aplicações nas pesquisas em Redes Ad Hoc Móveis.

 

1.2. Motivações

 

A comunidade científica pesquisa VANETs objetivando sobretudo aplicações em comerciais e em segurança para comunicações a pequeno e médio alcance entre veículo-veículo ou veículo-acostamento.

Nos EUA, em 2003, a Comissão de Comunicações Federal alocou um espectro de freqüências para DSRC (Dedicated Short Range Communications), protocolo desenvolvido para uso automotivo. Nos EUA, Europa e Japão, organizações já apóiam o desenvolvimento de DSRC. Um padrão está prestes a ser completado, e dele resultaria a primeira VANET, na América do Norte.

Embora padrões de mobilidade precisem ser estudados (considerando possibilidades de percurso e velocidade de direção), amplos recursos computacionais possam ser necessários e quiçá sejam necessárias elevadas fontes de potência, as aplicações em VANET parecem suficientemente promissoras, prometendo até ajudar os usuários (motoristas) a evitar colisões – como já é feito no sistema aeroviário, por exemplo, e, a mais esperada possibilidade destas redes, nas metrópoles e megalópoles: Acabar com os congestionamentos.

Aplicações seguras em VANET incluem avisos de colisão e outros avisos sobre a segurança do veículo. Aplicações não-seguras incluem informações sobre situação do tráfego (congestionamentos), pedágios em alta-velocidade, entretenimento móvel e outras. Ou seja, chama-se de aplicações seguras aquelas que empregam métodos de manutenção de segurança do motorista/passageiro do veículo. A segurança, portanto, refere-se não à aplicação em si, mas ao ser humano.