Poli Logo Trabalho de Redes II - EEL879
Redes IP Móveis

Mobile IP

2 - Motivação

O protocolo MIP foi desenvolvido para ser uma extensão do protocolo IP, fazendo com que a mobilidade se torne imperceptível para as camadas superiores do modelo OSI. Como extensão do protocolo IP está sujeito a todos os mecanismos de atribuição de endereços, descoberta dos endereços de rede, através das máscaras de sub-rede, hierarquia e etc. Ao mesmo tempo, se faz necessário modificar este endereço IP a cada mudança ponto de acesso.

Neste ponto podemos notar que para que o protocolo IP suporte mobilidade seria necessário que: (1) quando o dispositivo móvel modificasse seu endereço IP devido a uma mudança de "hotspot", por exemplo, o roteamento permanecesse correto, acompanhando essa modificação no endereço e (2) para manter as conexões TCP o dispositivo móvel deveria manter seu endereço IP inalterado, pois esta mudança ocasionaria perda dos pacotes.

Obviamente que as duas questões acima são mutuamente exclusivas. Para resolver esta questão o protocolo MIP foi desenvolvido, permitindo que os dispositivos móveis possam ser configurados com dois endereços IP e, implementando um método de relacionamento entre eles, permite que os protocolos da camada OSI acima não diferenciem uma comunicação móvel de uma utilizando cabos de rede, o que cumpre um dos pricipais objetivos do protocolo proposto: transparência para as camadas superiores.