Poli Logo Trabalho de Redes II - EEL879
Redes IP Móveis

Mobile IP

1 - Introdução

Atualmente, mobilidade vem se tornando característica fundamental quando o assunto é infra-estrutura de redes. Um exemplo claro desta tendência é o constante crecimento de redes que implementam os protocolos IEEE 802.11x (Ethernet sem fio), mas precisamente IEEE 802.11a/b/g (chamadas de Redes Wi-Fi).

Porém uma das limitações desta mobilidade e que esta se dá a nível local, não permitindo que o dispositivo móvel se desloque para além do raio de alcance de seu ponto de acesso ou "hotspot", sem perder conectividade ou sem alterar sua configuração de rede. É neste cenário que entra o protocolo de Mobilidade IP ou MIP.

MIP fornece, de modo escalável e eficiente, as condições necessárias para que um nó possa trafegar entre redes diferentes sem que as conexões estabelecidas sejam interrompidas e permitindo que novas conexões possam ser estabelecidas. Este padrão foi proposto pelo IETF, que criou um Grupo de Trabalho para estudar e desenvolver a fundo a tecnologia proposta. Este padrão está definido na RFC 3344, que especifica os parâmetros necessários para o roteamento transparente dos datagramas IP para nós móveis na Internet.