2.1 Histórico
O SIP foi desenvolvido pela IETF (Internet Engineering Task Force) na década de 90, e em 1996 era lançada a primeira versão do protocolo, chamado inicialmente de Session Invitation Protocol. Essa versão apenas estabelecia a sessão, outras funcionalidades, como controles para conferencias, foram introduzidas no SIP versão 2.0 que foi lançada em 1997.
     O SIP Versão 2.0, que agora significava Session Iniatition Protocol, na verdade foi uma mescla entre o SIPv1 e um outro protocolo, o SCIP(Simple Conference Invitation Protocol), que, como o SIP, era baseado em texto. Essa junção criou um protocolo que unia as vantagens dos seus predecessores, ele se comunicava tanto por TCP como por UDP e incorporava dois protocolos amplamente utilizados na Internet, o HTTP e o SMTP.
     Em março de 2001, devido a crescente popularidade do SIP, a IETF decide dividir o grupo de desenvolvedores do SIP, e criar três grupos que teriam focos de pesquisa diferentes, o SIP, SIPPING e mais tarde o SIMPLE. O SIP era o grupo responsável pelas especificações fundamentais do protocolo e suas extensões. O SIPPING era responsável pelas aplicações que utilizavam o protocolo. E o SIMPLE se encarregava de padronizar a presença e Instant Messenger’s utilizando o SIP.
     Em fevereiro de 1999 o SIP foi proposto como um padrão, publicado como RFC 2543 e sua última versão, o SIPv2 foi proposto como padrão em 2002 e publicado como RFC 3261, substituindo a versão anterior.