2.2 Definindo o que é um protocolo de sinalização
Protocolo é conjunto de regras responsável por controlar o formato e o significado dos pacotes ou mensagens trocadas entre entidades de uma mesma camada. Ele define as opções de serviço como a solicitação do início da comunicação, a confirmação do pedido, a configuração da transmissão de dados ou mídia, a resposta ao envio de informações e a desconexão definindo também subprotocolos responsáveis por controles específicos.
Em relação à telefonia IP (Voz sobre IP), existem dois protocolos: o H.323 e o protocolo SIP, abordado neste trabalho. SIP é um protocolo de sinalização fim-a-fim, que sinaliza sessões no modelo cliente-servidor enfocando presença e mobilidade tendo como primitivas a inicialização, modificação e a finalização das sessões.
Um protocolo de sinalização para VoIP deve especificar a codificação da voz, a configuração das chamadas, o transporte de dados, o modo de autenticação, segurança, métodos utilizados na comunicação, cabeçalho, endereçamento, sintaxe da mensagem, . Sinalizar significa que a informação da chamada é carregada através dos limites da rede.
Os dispositivos de comunicação denominados terminais devem ser bem definidos pelo protocolo. Para controlar outras áreas que não são cobertas pelo protocolo de sinalização, há uma cooperação com outros protocolos como, por exemplo, o RTCP (Real Time Control Protocol)  para controlar os canais RTP (Real time Transport Protocol),  o TCP (Transmission Control Protocol) a fim de iniciar a configuração de chamada, o HTTP (HyperText Transfer Protocol) como código de resposta à aceitação da ligação.