5.3 MAC - Media Access Control
Dentro da camada de enlace, muito citada apenas como MAC na literatura, de redes sem fio, o ponto principal é realizar o controle de acesso ao canal, e garantir qualidade de Serviço (QoS) e segurança. As redes sem fio enfrentam  muito mais alguns problemas do que as redes com fio. A perda de pacotes é muito maior, há mais atraso, o atraso não é constante, entre outros. Além disso, os usuários esperam ter a mesma qualidade de serviço não importa em qual localização, sendo necessária a mobilidade.
O acesso ao canal no IEEE 802.11 se baseia na coordenação pontual (PCF- Point Coordination Function), que foi criada em cima da coordenação distribuída (DCF- Distrubuted Coordination Function). Neste método de acesso é definido um período livre de contenção (CFP – Contention-Free Period) durante o qual as máquinas são questionadas se vão transmitir. A prioridade dos pacotes é levada em conta no momento de alocação do canal.
Nas redes HiperLAN/2 (o equivalente europeu do 802.11), os pacotes são menores de tamanho fixo e o acesso ao canal é randômico controlado centralmente. A performance é muito boa, contudo é muito mais complexo do que o 802.11.
          No UWB, a sua capacidade de precisão temporal e espacial pode ser utilizada na camada de enlace para sincronizar os  pacotes recebidos de diferentes fontes em redes multi-cast. Na MAC do UWB também é possível transmitir a diferentes taxas por pacote ou por link, dependendo do alcance da comunicação.