Departamento de Engenharia Eletrônica - UFRJ
Disciplina : Redes I
Professor: Otto
Aluna: Luiza Curi de Mattos

Ultra Wideband
graphic
Podemos dizer que as tecnologias sem fio, ou wireless, estão crescendo a um passo muito maior do que as tecnologias com fio, ou wireline. O mercado se abre para diversas aplicações, e espera-se que em 2008, as tecnologias wireless ultrapassem os métodos de telecomunicações atuais (de acordo com a empresa de consultoria Ernst & Young).
As Redes sem fio, ou WLAN, se multiplicaram após o surgimento dos protocolos 802.11. As Wireless Personal Area Network, ou WPANs, ganharam força com o Bluetooth. E a tecnologia que se mostra mais forte para competir dentro de alguns anos com todas estas é o Ultra Wideband, também conhecido como UWB. Ele oferece as maiores larguras de banda, altas taxas, sofre menos interferência multi- caminhos, e ainda é capaz de integrar várias aplicações.
Devido a essas vantagens, várias organizações estão incentivando pesquisas na área e buscando uma padronização. Dentre estas podemos citar a IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), a Agência americana de Pesquisas Avançadas em Projetos de Defesa (DARPA) e a Comissão de Comunicações Federal dos EUA (FCC).
Neste trabalho será apresentada a origem da tecnologia do Ultra Wideband, as características do sinal transmitido, suas vantagens e desvantagens e comparações com outras tecnologias wireless.  Além disso, serão tratados os aspectos regulatórios envolvidos na padronização, as aplicações do UWB em diversas áreas e perguntas e respostas mais freqüentes.