Implementação

A fácil implementação dos gerentes e agentes SNMP é traduzida através do aparecimento de softwares para diversos dispositivos tanto em sistemas Unix como Windows.

 

O mais popular deles é o MRTG que é gratuito e de distribuição aberta. Criado em C e Perl, utiliza o SNMP para acessar as variáveis de tráfego nos dispositivos gerenciados e constrói gráficos que representam as variáveis de tráfego do dispositivo gerenciado, que são inseridos em páginas na internet. A figura abaixo mostra um gráfico produzido pelo MRTG.

 

Um dos mais utilizados no Linux é o CMU-SNMP, que provê toda a estrutura para montar um sistema SNMP.

Ferramentas mais completas são oferecidas para manter e monitorar configurações distintas de grandes redes. Por exemplo, Sun oferece o Sun-Net Manager e a HP oferece o pacote Open-View. Ambas são pagas. A figura abaixo mostra uma tela do Open View monitorando uma rede.

 

 

 

Agora o Open View monitorando o tráfego da rede através do objeto ifInOctets.

 

 

A figura abaixo mostra como se comporta o Open View quando uma trap é enviada por um agente indicando que um nó da rede está inacessível.

 




Introdução - Arquitetura de gerenciamento - Simple Network Management Protocol (SNMP) - Management Information Base (MIB) - Vantagens - Desvantagens - Implementação - Conclusões - Bibliografia