RIP - Routing Information Protocol
Introdução
 
Protocolos de Roteamento
 
RIP
 
Loops de Roteamento
 
Contagem até o Infinito
 
Soluções
 
Conclusão
 
Bibliografia
   
O Problema dos Loops de Roteamento

Loops de roteamento podem ocorrer se a convergência lenta de uma rede em uma configuração nova provoca entradas de roteamento inconsistentes. A Figura ilustra como um loop de roteamento pode ocorrer:

1) Antes da falha da rede 1, todos os roteadores possuem conhecimento consistente e tabelas de roteamento corretas. Diz-se que a rede convergiu. Suponha agora que o caminho preferido do roteador C para a rede 1 seja através do roteador B, e a distância do roteador C até a rede 1 seja 3.

2) Quando a rede 1 se torna inoperante, o roteador E envia sua atualização rotineira para o roteador A. O roteador A sabe que a rede não está mais lá e pára de rotear pacotes para lá. Mas ao mesmo tempo os outros roteadores B, C e D ainda não foram informados da falha e continuam a rotear os pacotes cuja rede 1 é o destino. Dado um momento o roteador A emitiu sua atualização aos roteadores B e D, mas o ainda há o roteador C que não foi informado. Para ele (roteador C) a rede 1 ainda pode ser alcançada através do roteador B.

3) Todos os roteadores enviam atualizações periódicas a cada 30 segundos, inclusive o roteador C, que pode emitir atualizações antes mesmo de receber as tabelas corretas. Suponha que por azar o roteador C envie uma atualização periódica ao roteador D. Lembre-se que em sua tabela de roteamento ainda há uma rota válida para a rede 1 através do roteador B.

4) O roteador D altera a sua tabela de roteamento para atualizar a nova rota, apesar de incorreta. Em seguida o roteador propaga essa informação incoerente ao roteador A que se atualiza também.

5) O roteador A propaga as informações para os roteadores B e E, e assim por diante. Qualquer pacote destinado à rede 1 fará então um loop do roteador C para B, para A, para D e de volta para o C.

 
Thyago Artiaga Consort - Redes de Computadores 2003/1