G.Lite (ADSL Lite) - Splitterless Digital Subscriber Line

As linhas ADSL possuem como principal problema a necessidade de instalação de um POTS splitter para separar os sinais de voz e dados, que são enviados para o telefone e para o computador, respectivamente. A tecnologia G.Lite foi desenvolvida baseada em ADSL, visando principalmente os usuários residenciais.

A principal característica da tecnologia G.Lite que elimina a necessidade do uso de POTS splitters é o fato de oferecer velocidades mais baixas que o ADSL - 1,544 Mbps para downloads e 512 kpbs para uploads. Com uma menor taxa de transferência, há maior tolerância a ruído. Por isso, não é necessário separar os sinais de voz e dados na casa do usuário - isto é feito na própria central -, e a instalação do sistema torna-se mais simples e barata. A modulação utilizada nestas linhas é a DMT.

Apesar de a velocidade nas linhas G.Lite ser mais baixa que nas linhas ADSL, a diferença não é tão perceptível, pois os congestionamentos na Internet limitam a velocidade de transferência, impedindo, muitas das vezes, que a velocidade máxima permitida seja alcançada. Por isso, a tecnologia G.Lite é uma boa opção para usuários residenciais que desejam uma conexão de banda larga, mas sem exigir velocidades altíssimas, a um custo relativamente baixo. A distância máxima recomendada para instalação é a 5500 m da central.

 

Anterior

 
Próxima
ADSL Página Inicial
VDSL