Introdução

Conceitos Básicos e historico

Email : Protocolos de transferência

Qmail: Arquitetura

Qmail: Instalação

Comparativos entre Servidores de Email (MTA)

Conclusões e Perguntas

Bibliografia

 

 

O programa MTA é responsável por transferir mensagens de entrada e saída. Para cada mensagem de saída, o MTA deverá determinar o destino do endereço do receptor. Se o servidor de destino for uma máquina local, o MTA deverá somente passar a mensagem para o MDA local para entrega desta. Se o servidor de destino for uma maquina remota, o MTA deverá estabelecer um método de comunicação para transferir a mensagem para o servidor remoto. Para mensagens de entrada, o MTA deverá ser capaz de aceitar pedidos de conexões do servidores remotos de email e recebe mensagens destinadas a usuários locais.

O ambiente UNIX possui vários tipos diferentes de programas MTA. Alguns do mais famosos são:

Sendmail

Este programa é um dos mais populares MTA disponíveis. Conforme citado anteriormente, seu código fonte é mantido pelo Consórcio Sendmail (http://www.sendmail.org). Seus pontos fortes são sua versatilidade e sua capacidade de customização. Suas desvantagens são sua complexidade, devido ao seu grande arquivo de configuração.

Qmail

Foco deste trabalho, o qmail é outro programa MTA. Este foi escrito e é mantido por Dan Bernstein (http://www.qmail.org) e é um substituto completo do sendmail. A maior diferença entre este ultimo e o qmail é sua modularidade.
Desta modularidade advêm a segurança. Cada modulo é independente dos outros. O qmail necessita de algumas identificações de usuários diferentes que devem ser adicionadas ao servidor de email, e cada modulo é executado por usuários diferentes. Se um invasor comprometer um modulo, provavelmente os outros não serão afetados. A segurança do qmail é normalmente apontada como seu ponto mais forte.
Outra característica do qmail é sua confiabilidade. Quando cada mensagem entra no sistema do qmail, é colocada em uma fila de mensagens. O qmail usa um sistema de subdirectórios de mensagens e estados de mensagens para assegurar que cada mensagem armazenada na fila não é perdida. Como vantagem adicional, o qmail pode também utilizar um sistema de caixa postal especializado que torna menos provável a possibilidade da mensagem se tornar corrupta ou se perder na caixa postal.
O qmail é simples. Ao invés de uma grande arquivo de configuração, este usa uma série de arquivos, cada um contendo informações para um modulo do sistema.

Smail

O Smail é outro MTA, mantido pelo fundação GNU (http://www.gnu.org). É baseado no sendmail, tendo como maiores vantagens a fácil configuração e a possibilidade de não se utilizar filas de mensagens, fazendo com que cada mensagem que seja destinada a servidores externos pode ser redirecionada imediatamente.

Exim

Projetado pela Universidade de Cambridge (http://www.exim.org), tem ganhado muita popularidade devido a sua fácil configuração contra invasores e envio de email não solicitados (spam), que são normalmente email indesejados enviados para quantidade maciça de usuários, contendo, na maioria das vezes, propaganda.

Existem ainda muitos outros MTAs, como o Postfix (http://www.postfix.org) e Courier (http://www.courier-mta.org). Abaixo segue uma tabela comparativa entre alguns MTAs.

MTA
Maturidade
Segurança
Funcionalidades
Perfomance
Sendmailish
Modular
Qmail
médio
alto
alto
alto
Prog. ext.
sim
Sendmail
alto
baixo
alto
baixo
x
não
Postfix
médio
alto
médio
alto
sim
sim
Exim
médio
baixo
alto
médio
sim
não
Courier
baixo
médio
alto
médio
opcional
sim

Sendmailish significa que o MTA se comporta como o Sendmail em alguns aspectos que fazem com que a troca do Sendmail por este MTA seja bem transparente.

>> Proxima

 
Trabalho desenvolvido por Alan Rubin - Redes I - 2001/02 - Prof. Otto C.M.B.D.