Introdução

Com o desenvolvimento das redes de computadores surgiu a necessidade de garantia de que as redes mantivessem-se em comunicação umas com as outras, uma vez que, caso uma rede deixe de se comunicar, pode ser bastante prejudicial para quem depende dos serviços oferecidos por ela. Consequentemente, não é viável que a comunicação dependa de apenas um cabo, já que falência em cabos é um dos problemas mais comuns em redes. Pensando nisso, sugeriu-se que pontes (que podem ser switches, por exemplo) redundantes fossem adicionadas às redes ou em formas de anéis ou em formas de braços paralelos.

Entretanto, apesar de a redundância diminuir a probabilidade de falha física dos enlaces, ela torna a topologia da rede suscetível a loops e isso faz com que possa haver perda de performance. A adição de uma segunda ponte está esquematizado na figura abaixo:

Retirado de [1]

Loops são indesejáveis pois podem causar problemas graves em Redes. Um desses problemas é o Broadcast Storm. Um Broadcast Storm é mostrado na figura a seguir:

Retirado de [2]

Suponha que o Host-A envie um quadro com endereço de broadcast. Os switches Cat-1 e Cat-2 recebem esse quadro em suas portas 1/1. Como o endereço é de broadcast, o switch Cat-1 envia uma cópia do quadro pela sua porta 1/2. Esse quadro é recebido tanto pelo Host-B quanto pela porta 1/2 do switch Cat-2, que interpreta o endereço como broadcast e o envia para o Host-A e para o swich Cat-1, que o recebe em sua porta 1/1. Então forma-se o ciclo, que faz com que o quadro fique na rede indefinidamente.

Esse trabalho mostrará um overview sobre o Spanning Tree Protocol e sobre algumas de suas variações

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