Problemas

(1)  Segurança

 

Existem alguns riscos neste tipo de operação que coloca uma célula em posse do usuário comum. Entre eles estão à privacidade dos dados do usuário e um ataque a rede da operadora.

 

Estes riscos existem porque a femtocélula fica de posse do usuário e por isso pode ser invadida, a conexão entre a femtocélula e a rede da operada ocorre por meio da internet, que deixa a rede da operadora expostas a usuários indesejados, e o enlace entre femtocélula e celular é sem fio que se mostra bem vulnerável.

 

Algumas medidas podem ser adotadas para evitar problemas de segurança:

·         Uso de IPSec

O IpSec geralmente é o protocolo usado na conexão entre femtocell e a rede da operadora, com isso a confiabilidade dessa conexão é aumentada.

·         Autenticação da célula

A utilização de um cartão SIM na femtocélula é usado para validar a mesma junto à operadora.

·         EAP

O uso deste protocolo é uma forma de garantir a segurança da femtocélula contra invasores.

               

(2)   Interferência

A interferência é um grande problema em um ambiente com femtocélulas porque elas compartilham a mesma banda com as macrocélulas ao seu redor. Este problema é crítico para a perfeita operação neste ambiente híbrido porque a interferência pode afetar todos os usuários em torno de uma macrocélula, se ela for o ponto interferido, o que pode tornar a rede muito ineficiente.

 

Existem alguns cenários de interferência neste ambiente.

·         Femtocélula interferindo na macrocélula.

Se existir uma grande quantidade de femtocélulas em uma região muito próxima a uma macrocélula, esta poderia sofrer com uma redução na sua eficiência, afetando todos os usuários registrados na macrocélula interferida.

·         Celular registrado na macrocélula interferindo em uma femtocélula.

Este problema existe quando um celular que precisa fazer uplink a uma potência alta para atingir a macrocélula se aproxima de uma femtocélula.

 

Para esses cenários existem algumas soluções já estudadas:

·         Controle de potência adaptativa:

A femtocélula detecta os sinais das células próximas e ajusta seu transmissor para manter uma área de cobertura híbrida entre macrocélula e femtocélula.

 

·         Limitar a potência de transmissão do celular em um ambiente femto:

Quando o celular se aproximar de uma femtocélula, sua potência é reduzida para que o handover da macrocélula para a femtocélula ocorra mais rápido e o celular possa manter sua potência de transmissão em um nível mais baixo.

Todas essas soluções mostradas exigem comunicação entre as células e os dispositivos móveis dos usuários.

 

(3)   Compromisso com o serviço ofertado

Como a operação da femtocélula depende de uma conexão com a internet, que não necessariamente é provido pela mesma operadora que oferta o LTE, então os serviços utilizados por um receptor dentro de um ambiente coberto por uma femtocélula dependem diretamente da qualidade desta conexão, o que pode causar conflitos quanto à responsabilidade pela qualidade do serviço ofertado.