Conclusão

A computação em nuvem é um novo modelo que vem, aos poucos, ganhando espaço, não só na área empresarial e comercial, como também na área acadêmica. Nesse novo modelo, os dados e as aplicações dos usuários, que, originalmente, ficariam em seus computadores pessoais, deslocam-se para data centers distantes fisicamente, mas que podem ser acessados através da Internet. Chama-se de nuvem a camada conceitual que abstrai toda a infraestrutura da plataforma computacional, deixando os serviços transparentes aos usuários.

Hoje em dia, podemos encontrar diversas pesquisas relacionadas à área da computação em nuvem. A seção Pesquisa e Desenvolvimento mostrou projetos que são desde acadêmicos, como o Eucalyptus e o CloudSim, até comerciais, como o Amazon EC2 e o Microsoft Azura. Além desses projetos, ainda existem estudos que realizam uma análise dos custos associados à computação em nuvem [KONDO et al. 2009] e outros que começam a estabelecer o conceito de computação no céu (do inglês sky computing), que seria a distribuição de dados e aplicações sobre várias nuvens, criando uma conexão entre elas [KEAHEY et al. 2009].

Os conceitos sobre os quais a computação em nuvem se baseia não são novos. A inovação está em unir todos esses conceitos em um sistema muito maior e mais complexo, sistema esse que ainda possui uma série de desafios a serem enfrentados. A segurança é, sem dúvida, o maior deles. Novos mecanismos de proteção de dados precisam ser estudados para que a aceitação desse novo modelo possa ser ampliada, reduzindo, assim, a sensação de insegurança por parte dos usuários. Outros desafios, como a escalabilidade, a interoperabilidade, a confiabilidade e a disponibilidade, também precisam ser analisados e solucionados.

A computação em nuvem pode ser considerada uma tecnologia que rompe com grande parte dos atuais paradigmas da área da computação [DIKAIAKOS et al. 2009]. Ela possui profundas implicações nos serviços baseados na Internet, assim como no setor de Tecnologia da Informação como um todo. Ao longo de seu crescimento, soluções aparecerão para os atuais problemas, e novos desafios também podem surgir. Prever o futuro desse novo modelo é difícil, mas, sem dúvida alguma, ele ainda será assunto emergente por muitos anos.