2.1 Aspectos importantes de segurança
      O propósito principal de uma infra-estrutura de chaves públicas é permitir a segurança em ambientes inseguros e prover meios para se identificar a origem das informações trocadas. Esta infra-estrutura utiliza uma série de mecanismos para promover a efetuação dos seguintes pontos importantes de segurança:
Autenticação
      A autenticação consiste em verificar se um determinado usuário é realmente quem ele diz ser.  Um invasor não deve ser capaz de se passar por outro usuário. No mundo real, ela pode ser exercida com o uso do documento de identidade, ou da carteira de motorista, por exemplo.
Confidencialidade
      Confidencialidade significa garantir que nenhum usuário que não tenha permissão de acesso possa ler o conteúdo das mensagens trocadas.
Integridade
      A integridade fornece para o usuário a habilidade de verificar que a mensagem recebida não foi modificada durante a sua transmissão. Na infra-estrutura de chaves públicas, a integridade está intimamente relacionada com a assinatura digital de documentos.
Não Repúdio
      O não repúdio garante que se um usuário enviar uma mensagem, ele não terá como negar o envio desta mensagem posteriormente.
Controle de acesso
     O controle de acesso é a habilidade de permitir ou negar a utilização de um serviço a uma determinada entidade, como um usuário, ou uma empresa.