Power Line Communicantio (PLC) é um sistema que permite a transmissão de sinais de telecomunicações através dos mesmos condutores usados na rede elétrica. Apesar de esta tecnologia ser, de certo modo, antiga, atualmente ela vem ganhando grande destaque em virtude da possibilidade de resolver o problema da chamada ‘última milha’ da internet, ou seja, conseguindo levar o acesso à internet a todas as pessoas. Além dessa forma de utilização as PLC’s também mostram aplicabilidade nas áreas de vídeo sob demanda, telefonia IP, serviços de monitoração e vigilância, monitoramento de transito, automação residencial, etc.
           Neste trabalho, propõe-se definir os conceitos básicos e o funcionamento desta tecnologia, ao mesmo tempo em que se faz uma análise sobre os benefícios e desafios de sua efetiva implementação.

Por Túlio Ligneul Santos,
Engenharia de Computação e Informação, 6º período - UFRJ

Trabalho apresentado como projeto final da disciplina Redes de Computadores II, ministrada pelos professores Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte e Luís Henrique Maciel Kosmalski Costa no período de 2008/2.

Este trabalho é de legítima autoria e propriedade do autor.