Vantagens e Desvantagens

 

No início a tecnologia celular no Brasil era analógica. Com a segunda geração passamos a ter várias opções de tecnologias. A primeira foi a TDMA com a operadora Claro, que permaneceu com ela durante muitos anos. As suas principais vantagens em relação aos padrões analógicos são a sua flexibilidade e precisão (possibilita transporte de um volume maior de informações), melhor qualidade de som, maior capacidade de usuários simultâneos, maior segurança (privacidade) e a possibilidade de oferecer mais serviços que as redes analógicas. Uma das desvantagens do TDMA é que cada usuário tem um slot de tempo pré-definido. Se todos os slots na próxima célula estiverem ocupados, a chamada poderá ser desconectada. Outro problema com relação ao TDMA é a distorção do sinal.
Já na tecnologia GSM não podemos deixar de citar a praticidade do SIM card, onde os serviços ficam associados ao chip além de ter uma facilidade GPRS (General Packet Radio Services), ou seja, a capacidade de se fazer a transmissão de dados não por comutação de circuito, mas por pacote. A desvantagem do GSM é em relação à cobertura que ainda deixa a desejar.

Foto de um SIM Card

Na tecnologia CDMA, o destaque é para a velocidade e melhor desempenho em aplicativos de áudio, vídeo e imagem, além de transmissão de voz. Porém, devido à praticidade dos SIM cards (da tecnologia GSM), o CDMA começou a sair do mercado brasileiro e a operadora Vivo se sentiu obrigada a investir na tecnologia GSM com receio de que perdesse seus clientes. Com a chegada da terceira geração, o CDMA está voltando a ter um peso maior, pois através da tecnologia EV-DO ela é atualmente a que melhor se adéqua as necessidades e exigências da tecnologia 3G.

 

clique para consultar o Glossário das siglas e expressões

 
 

 

home