Página inicial

Introdução

Topologia

Múltipos serviços

G-PON

E-PON

10G-EPON

WDM-PON

NG-PON

Panorama mundial

Perguntas e respostas

Conclusões

Bibliografia

WDM-PON: Wavelenth Dimension Multiplexing PON

Diferentemente da E-PON e da G-PON, o conceito utilizado pela WDM-PON é dividir por assinante o domínio da freqüência, e não o do tempo.

Os modelos de PON apresentados anteriormente utilizam, de certa maneira, uma multiplexação na freqüência, na medida em que utilizam comprimentos de onda distintos para cada sentido de tráfego de dados. Contudo, na WDM-PON cada cliente tem um comprimento de onda reservado para se comunicar com o OLT (equipamento que fica no servidor), como ilustrado na Figura 9 (extraída de uma apresentação da MEF - Metro Ethernet Forum, ver referência bibliográfica [4]).

Figura 9 - Esquema básico do modelo WDM-PON.

As ONU's (equipamento que fica no local do cliente) podem fazer o envio do sinal de uma das duas maneiras abaixo.

A topologia da rede pode ser realizada de vários métodos, os dois mais básicos são descritos abaixo e ilustrados pela Figura 10 (retirada do artigo PON in Adolescence from TDMA to WDM-PON, ver referência bibliográfica [6]).

Figura 10 - Dois métodos de se implementar WDM-PON.

De acordo com a Figura 10, para envio do sinal do OLT, pode ser utilizado um array de lasers com freqüências fixas ou um laser com várias freqüências. Na topologia da Figura 10a todas as ONU's recebem todos os comprimentos de onda através de um splitter passivo e, para selecionar a freqüência que lhe é destinada, é utilizado um filtro, indicado pelo bloco λ1 ao lado do bloco Rx. O splitter também combina os fluxos upstream das ONU's, cada um com seu comprimento de onda.

Na topologia da Figura 10b, existe o AWG que envia para cada ONU apenas a freqüência que lhe foi reservada. O AWG tem como vantagem uma perda baixa de 5 dB, que é entorno de 12 dB a menos do que um splitter 1:32, essa economia reduz o link budget do sistema todo. Nesse modelo não há necessidade de filtro de recepção na ONU.

Próxima página >>