OpenStack


Trabalho teórico - Redes de Computadores 1 - 2016/1

5. OpenStack

Como dito anteriormente, OpenStack é um controlador de nuvens, sejam elas públicas ou privadas. Ele possui uma enorme comunidade de desenvolvimento por causa de seu código aberto e é apoiado por gigantes do mercado, sendo Cisco, AT&T e Intel exemplos.

Figura 3 - OpenStack, computação em nuvem opensource. Fonte

Graças aos fatores citados, o OpenStack é umas das grandes ferramentas na área de computação em nuvem. Sua ideia principal é a de implementar a arquitetura de uma nuvem a partir de seus componentes de forma simples e com grande escalabilidade. Os recursos presentes na arquitetura são disponibilizados a partir de máquinas virtuais. Ele suporta os hipervisores famosos do mercado, sendo exemplos: KVM, VMware, Xen e Hyper-V.

O software do OpenStack tem como característica marcante a sua grande modularidade, ou seja, ele é separado em múltiplos componentes que possuem funções diversas. A cada atualização do OpenStack novos módulos que possuem grande aceitação da comunidade são adicionados ao software.

A versão atual, Mitaka, possui os seguintes componentes como base: Horizon, Nova, Neutron, Swift, Cinder, Keystone, Glance e Ceilometer.

Figura 4 - OpenStack, exemplo de arquitetura. Fonte