Distribuição de Vídeo em Redes de Alta Velocidade

Home
Instituições
Equipe
Projeto
Atividades
Produção Científica
Recursos


Descrição:

    As redes ópticas possibilitam uma alta capacidade de transporte de dados que pode atingir a marca de terabits por segundo. Este aumento na capacidade das tecnologias de rede viabiliza, em termos de banda passante, a distribuição de vídeo e as demais aplicações que fazem uso direto desta mídia como o ensino à distância, a televisão interativa e a tele-medicina. Nestas aplicações, o vídeo é uma mídia fundamental e um meio de interatividade vantajoso. No ensino à distância, por exemplo, o vídeo permite um maior conforto na interação entre o professor e o aluno e, também, pode ser usado como uma ferramenta complementar no ensino de diferentes disciplinas. Já na tele-medicina, o vídeo permite o diagnóstico visual remoto de algumas doenças. Estas duas aplicações têm um grande potencial de integração e desenvolvimento de diferentes regiões do país, por isso a pesquisa nesta área possui grande importância estratégica. A transmissão simultânea de vídeo em diferentes taxas (simulcast), que permite atender receptores heterogêneos, e a transmissão de imagens médicas são os dois experimentos visados neste projeto.

      A distribuição de vídeo com qualidade e segurança representa um grande avanço na evolução de uma sociedade informacional globalizada, que contribuirá para uma nova relação homem-trabalho-sociedade e uma maior democratização do acesso à informação.

Responsável:

Edson dos Santos Moreira - ICMC/USP

Equipe:

Professores Colaboradores

bullet Regina Melo Silveira - Poli/USP
bullet Rudinei Goularte - ICMC/USP
bullet Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho - Poli/USP

Alunos de Doutorado

bullet Luciana Andréia Fondazzi Martimiano - ICMC/USP

Alunos de Mestrado

bullet Daniel Fernandes Theophilo de Almeida Pires - Poli/USP
bullet Marcelo Garcia Manzato - ICMC/USP
bullet Joelle Quaini Sousa - Poli/USP
bullet Roberto Sadão Yokoyama - ICMC/USP
bullet Robson Eisinger - ICMC/USP

Resultados Esperados:

Tarefas

1o Sem.

2o Sem.

3o Sem.

A1.1 - estudo de mecanismos específicos para aplicações de vídeo

X

X

 

A1.2 - avaliação do desempenho de aplicações de vídeo

 

X

X

Entrega de resultados:

1RT

2CN

2CI,1M,1D,1P

Resultados até junho de 2006

1RI,1CI

Resultados Previstos para julho de 2007

1M,2CN,1P

  Os resultados são representados por Tese de Doutorado (D), Tese de Mestrado (M), Projeto de Fim de Curso (F), Relatórios Técnicos (RT), Artigo Submetido a Congresso Nacional (CN), Artigo Submetido a Congresso Internacional (CI), Artigo submetido a Revista (R), Módulo de Software (S) e Protótipo (P). 

Resultados Obtidos: 

    Nesta atividade foi desenvolvida e implementada uma arquitetura para transcodificação de vídeo ao vivo permitindo que diferentes usuários, com diferentes necessidades, recebam vídeo de modo personalizado. Foi analisado o impacto do atraso fim-a-fim gerado pela transcodificação. Foi também realizada a integração da arquitetura e do serviço de transcodificação ao ambiente de ensino a distância iClass.

    Além disso, foram desenvolvidas atividades referentes a:

  • teste de transmissão de sinal de vídeo ao vivo em formatos SDI (não comprimido com 1.5 Gbps), entre o LARC e o CCE, utilizando a rede de alta velocidade instalada na USP. Com estes testes foi possível avaliar o desempenho do software DVTS para este tipo de transmissão. Durante o teste foi verificada a qualidade objetiva do vídeo e a latência na rede;

  • teste de transmissão de sinal de vídeo ao vivo em formatos STDi (a 270 Mbps), entre o LARC e o laboratório i2Cat da Universidade de Catalúnia - Barcelona, utilizando a rede de alta velocidade da RNP2. Com estes testes foi possível avaliar o desempenho dos softwares VLAN e DVTS para este tipo de transmissão e verificar a qualidade objetiva do vídeo e a latência na rede;

  • criação de WebLab para experimentos de Redes de Computadores utilizando vídeo capturado por um robô remoto. Este experimento de redes de computadores foi elaborado para o oitavo período do Curso de Engenharia de Computação da EPUSP. Essas atividades incluíram:

    • desenvolvimento da infra-estrutura do WebLab com o robô remoto;
    • integração de ferramentas de medidas e do vídeo do robô remoto em interface Web;
    • integração do WebLab com a ferramenta de e-learning do Tidia-Ae.

Os objetivos relacionados a testes de transmissão de vídeos a público distribuído e heterogêneo foram cumpridos com sucesso, levando a resultados relevantes comprovados pelas publicações associadas. Dois protótipos foram construídos, 3 dissertações de mestrado defendidas e 6 artigos publicados. Os resultados são:

  • uma publicação em revista internacional (T-RI-06-03 - nenhuma prevista);

  • quatro publicações em congresso internacional (T-CI-05-15, T-CI-06-05, T-CI-06-07 e T-CI-07-1 – estavam previstas duas);

  • uma publicação em congresso nacional (T-CN-06-03 – estavam previstas duas);

  • três teses de mestrado defendidas (T-TM-06-02, T-TM-07-01e T-TM-07-2 – estava prevista uma);

  • dois protótipos desenvolvidos (T-S-07-01 e T-S-07-02 – estava previsto um).