Em relação à formação de recursos humanos o projeto contribuiu para a realização de quatro teses de doutorado, nove dissertações de mestrado e dois projetos de fim de curso. O resultado de produção científica pode ser considerar excepcional e conta com 11 publicações em periódicos internacionais, três publicações em periódicos nacionais, um capítulo de livro internacional e três capítulos de livro nacionais. Ainda como resultado de produção científica destacam-se 18 publicações em congressos internacionais e 27 publicações em congressos nacionais.
O projeto permitiu avanços técnico-científicos em diversas áreas do conhecimento inclusive com a realização de protótipos e o desenvolvimento de diversos softwares. Foram implementados:
- uma rede em malha sem fio experimental constituída de roteadores IEEE 802.11 equipados com o firmware OpenWRT, executando diversos protocolos de roteamento num ambiente indoor; que permitiu avaliar o comportamento e o desempenho deste tipo de rede. Os resultados foram publicados em veículos científicos;
- uma rede veicular experimental em automóveis no campus da UFRJ equipados com computadores portáteis com interfaces de rede sem fio IEEE 802.11. Este experimento permitiu mostrar a viabilidade de se implementar uma VANET (Vehicular Ad Hoc Network) com portáteis dentro de um carro em movimento. Os resultados foram publicados em veículos científicos;
- um experimento do conceito de rede DTN (Delay Tolerant Network), seguindo a arquitetura proposta pelo DTNRG do IRTF. Os resultados foram publicados em veículos científicos;
- um sistema anti-spam baseado na troca de informações entre servidores de correio eletrônico e na suas respectivas reputações calculadas por um sistema de confiança. Os resultados foram publicados em veículos científicos;
- algoritmos de seleção automática de taxa para o padrão IEEE 802.11 implementados e testados no driver MadWifi.
- uma análise de desempenho de estimadores de largura de banda disponível para utilização em grades computacionais. Os resultados foram publicados em veículos científicos;
- um mecanismo para a interoperação de grades móveis ad hoc com grades fixas convencionais. Os resultados foram publicados em veículos científicos;
- mecanismos de rastreamento de tráfego inter- e intra-dominio baseados respectivamente nos protocolos BGP e OSPF. Os resultados foram publicados em veículos científicos;
- um sistema de detecção de tráfego de voz sobre IP (VoIP) disfarçado de tráfego web ordinário. Os resultados foram publicados em veículos científicos.
Ressalta-se também, como resultado proporcionado pelo projeto, a participação da equipe em um projeto selecionado no Edital do CNPq Grandes Desafios. O projeto também permitiu que membros da equipe pudessem submeter e serem selecionados para um projeto de pesquisa bi-nacional.
Por fim, pode-se afirmar que todos os objetivos e metas do projeto foram plenamente atingidos. O projeto permitiu um avanço técnico-científico significativo em diversas áreas, uma formação de recursos humanos extraordinária e uma produção científica muito boa.