NEO (Networked Objects)

Networked Objects

Networked Objects é uma tecnologia para possiblitar serviços compartilhados. Como o nome sugere, Networked Objects se utiliza de benefícios de objetos - componentes de software altamente moduláveis e compartilháveis - e os combina com os benefícios da integração em rede para permitir o uso de serviços compartilhados. Um dos mais difíceis desafios no desenvolvimento de sistemas em rede é determinar como e quando quebrar uma aplicação em pedaços pequenos para execução distribuída. Orientação a Objeto resolve este dilema da divisão, e o NEO permite a esses pedaços serem distribuídos e compartilhado entre as aplicações de rede de uma forma que é transparente para o usuário e para o desenvolvedor.

Em NEO, Networked Objects são implementados utilizando-se o padrão Object Management Group CORBA (Common Object Request Broker Arquitecture) para computação de objetos distribuídos. Aplicações são compostas de objetos e objetos se comunicam utilizando OMG Interface Definition Language(IDL) através da rede NEO. Independente da linguagem de programação que é utilizada para escrever um objeto, estes se comunicam através de IDL, alheios a localização física do outro objeto com o qual está se comunicando.

A idéia por trás do NEO está em se ter a linguagem de programação, a implementação e a localização dos serviços compartilhados transparente para as aplicações cliente, estejam elas sobre o Solaris, MS Windows, ou browsers suportando Java. Todos os clientes indiscriminadamente acessam estes serviços compartilhados através de uma rede comum NEOnet Network compatível com CORBA. Serviços compartilhados de missão crítica são criados uma vez, testados, distribuídos e finalmente compartilhados.