Roteamento IP


Novas Soluções para a Escalabilidade do Espaço de Endereços da Internet

Com a proximidade da virada do século, os problemas da limitação de endereços IPv4 e da expansão das tabelas de roteamento da Internet ainda nos acompanham. A boa notícia é que o CIDR tem funcionado. A má notícia é que a tendência de um crescimento recente indica que as rotas da Internet estão começando, novamente, a crescer a uma taxa exponencial. A Internet deverá buscar uma forma de manter o crescimento das tabelas de roteamento linear. Os membros da IETF (www.ietf.org) estão concentrando seus esforços para desenvolver soluções que irão contornar estes problemas.


Recurso de Retorno de Prefixos de Redes IP Incorretos

O RFC1917 exige que a comunidade da Internet retorne os endereços (ou blocos) errados para "Internet Assigned Numbers Authority" (IANA) para redistribuição. Isto inclui: números de rede sem uso, endereços de rede que nunca serão utilizados pela rede global por razões de segurança, e sites que estiverem utilizando uma pequena percentagem de seu espaço de endereços. Também é exigido dos ISP o retorno de prefixos de rede incorretos que estão fora do seu bloco de endereços.

Alocação de Endereços para Internet Privada

O RFC1918 permite que organização façam uso de endereços de Internet privada para hosts que precisam ser conectados via IP dentro de sua rede local, mas que não possuem conecção externa com a Internet global. Para este propósito, a IANA reservou os três seguintes blocos de endereços para as redes privadas:

Qualquer organização que precisar utilizar endereços de algum destes blocos reservados poderá fazê-lo sem contatar a IANA ou outro sistema de registro da Internet. Já que estes endereços nunca são introduzidos ao sistema de roteamento global da Internet, este espaço de endereços podem ser simultaneamente utilizados por várias organizações.

A desvantagem deste sistema é que uma organização precisa utilizar um sistema de tradução de endereços de rede ("Network Address Translator" - NAT) para acesso global à Internet. Entretanto, o uso de espaço de endereço privado e do NAT facilitam muito para os clientes no caso de troca de seu provedor, sem a necessidade trocar os números IP de suas máquinas. A vantagem desse esquema de endereçamento à Internet é que ele reduzirá a demanda por endereços IP, logo grandes organizações só irão necessitar um pequeno bloco de endereços globais IPv4.




Anterior Índice Próximo