Spam


Do termo “Sending and Posting Advertisement in Mass” (trafego de publicidade em massa) ou “Stupid Pointless Annoying Messages” (mensagem de propósito irritante) são mensagens geralmente de publicidade que perturbam o uso da internet, poluindo o campo de visão ou agilidade do acesso da informação com conteúdo não solicitado ...

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Autores:
Guilherme Avelino Viamonte
Kim Kaznowski da Silva
Rodrigo de Jesus Macedo

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Confira a bibliografia

Introdução


O Spam de forma geral é toda mensagem eletrônica enviada de forma não autorizada. Isto engloba um grupo vasto de modalidades de mensagens e meios de envio que vão desde uma mensagem por correio eletrônico até um simples serviço telefônico de mensagens curtas (SMS). Este grave problema vem se espalhando pela rede, desde a criação da internet, e atualmente polui todas as modalidades de acesso a serviços, informações e produtos. Alguns são facilmente reconhecidos e combatidos, enquanto outros mais sofisticados, ainda fazem muitas pessoas de vitimas. Explicaremos a seguir o que é Spam, os principais tipos,sua origem, filtros e técnicas de combate, a perspectiva legal e algumas outras curiosidades.

O que é Spam?


Definição

Você que está lendo esse texto nesse momento certamente já recebeu um Spam, mas, oque é, de fato, um Spam?.

Origem do Termpo Spam

Há divergências sobre a origem do termo spam...

Evolução da prática do Spam - Spamming

No início dos anos 60...


Definição de Spam


O termo Spam está associado ao envio de mensagens para uma grande quantidade de pessoas. Mensagens, geralmente de caráter publicitário, apelativo, e principalmente não solicitadas, incômodas e inconvenientes. Na sua forma mais usual, o Spam é uma mensagem de correio eletrônico, porém, é comum sua ocorrência em outros meios eletrônicos, portanto, o termo Spam está diretamente ligado ao envio destas mensagens em larga escala. Ao fenômeno de envio de Spams dá-se o nome de spamming, às mensagens de Spam, e aos autores dos Spams, spammers.


Origem do Spam


Há divergências sobre a origem do termo Spam, porém a mais popular afirma que o termo originou-se a partir da marca Spam: tipo de carne suína enlatada produzida pela HormelFoods Corporation, e que foi associada ao envio de mensagens não solicitadas decorrente de um quadro humorístico, de um grupo de ingleses chamado Monty Python. Tal quadro fazia uma alusão, de forma irônica, ao racionamento de comida na Inglaterra no período da Segunda Guerra Mundial e no período pós-guerra. O enlatado de carne suína, Spam, foi um dos poucos alimentos que não entraram nesse racionamento, levando as pessoas a enjoarem da marca. O quadro se passa num restaurante, onde todos os pratos continham a carne enlatada, então uma discussão se inicia entre um casal e uma garçonete, que pediam por um prato sem a carne enlatada. Passado algum tempo de discussão, um grupo de vikings presentes no restaurante começa a cantar, fazendo reverência ao ‘maravilhoso Spam’, impossibilitando qualquer tipo de conversa.

Apesar desta versão, existem outras menos populares a respeito da origem da palavra associado às siglas. A primeira, Sending And Posting Advertisement in Mass, que significa “enviar e postar propagandas em massa”, a segunda, Stupid Pointless Annoying Messages que significa “mensagem estúpida,sem propósito e irritante”, dentre outras.


Evolução da prática de Spam (Spamming)


No início dos anos 60, o MIT, Massachusetts Institute of Technology criou um sistema chamado Compatible Time-Sharing System que consistia num computador que podia ser acessado por diversos usuários a partir de terminais diferentes. O primeiro registro oficial de uma mensagem não solicitada enviada em massa ocorreu num sistema que possibilitava a troca de mensagens entre os usuários desse computador, que foi implementado mais tarde dentro desse sistema. Essa mensagem, ao contrário do que vemos hoje, não tinha caráter publicitário e nem mesmo informativo, era apenas uma mensagem que, segundo o remetente, tinha o intuito de transmitir uma idéia porque era "importante".

A primeira mensagem enviada em massa com caráter publicitário acredita-se ter ocorrido mais tarde, em meados dos anos 70, na rede ARPANet, a rede de computadores precursora da internet e do sistema de correio eletrônico. Como a rede ARPANet foi criada com o intuito de ser uma rede de uso exclusivo para assuntos do governo Norte-Americano, essa prática gerou números consideráveis de reclamações, porém, a questão não foi considerada como um problema de muita importância.

A prática do Spam começou a ser amplamente difundida em meados dos anos 90, quando as empresas começaram a utilizar a internet como meio de negócio para oferecer produtos e serviços. O Spam era uma solução mais barata de fazer propaganda, pois, comparada à qualquer outra forma de propaganda, a relação custo-benefício de enviar uma mensagem propaganda e seu retorno era muito maior que as outras formas de marketing, ou melhor, o custo do envio de mensagens em massa era quase nulo e, apesar de atingir uma minoria do público alvo, ainda assim tinha um retorno lucrativo.

Depois disso, a prática de envio de mensagens não solicitadas passou a ser vista de modo malicioso, passando a ser considerada uma atividade criminosa, pois, os spammers enxergaram um meio vulnerável que viabilizava roubo de dados, levando ao estelionato e as fraudes. Hoje em dia, o Spam é considerado uma prática transmídia por permitir que a prática continue sendo amplamente difundida, não só através do correio eletrônico, mas praticamente através de qualquer meio digital, como por exemplo, o sistema de mensagens do telefone móvel, sites, fóruns de discussão, redes sociais e até mesmo em jogos.

Figura 1
Enlatado da HormelFoods
Figura 2
Charge dos vikings e a história do Spam
Figura 3
O Spam não é bom

Tipos de Spam




Propagandas


A forma mais conhecida e uma das mais antigas de Spam é a mensagem em forma de propaganda,as quais, divulgam desde produtos e serviços, como medicamentos sem prescrição médica e dietas milagrosas, até propagandas políticas. Apesar de haver mensagens comerciais legítimas, enviadas por empresas conhecidas e licenciadas, é fácil encontrar produtos e serviços sendo oferecidos pela mensagem com características ilegais, com a empresa e o spammer completamente anônimos.


Correntes (Chain Letters)


As mensagens em forma de corrente têm características bem peculiares, geralmente prometendo sorte, dinheiro, sucesso na vida amorosa ou algum outro tipo de benefício à pessoa que recebe, desde que essa pessoa repasse a mensagem para um número mínimo de pessoas em um certo período de tempo, garantindo por outro lado, que caso quebre a corrente, essa pessoa não terá nada do prometido, além de sofrer outros infortúnios. Esse tipo de mensagem tem capacidade de atingir um número enorme de pessoas, pois, tem modo de crescimento exponencial uma vez que cada pessoa que receba e repasse, esta mesma mensagem será enviada para mais uma quantidade de pessoas que receberão e poderão, cada um, enviar para mais um tanto de pessoas, e assim em diante.


Estelionato (Phishing)


Do inglês, o termo phishing é oriundo da palavra fishing que quer dizer pesca. De fato, o estelionato é uma prática de Spam que visa "pescar" dados confidenciais dos usuários. Essas mensagens assumem a forma de Spam comercial ou de mensagens de comunicado dentro de uma organização, levando o usuário a preencher formulários com dados confidencias, com o objetivo de roubar os mesmos para fraudar documentos originais com o intuito de conseguir fazer movimentações econômicas fraudulentas.


Golpes (Scam)


Os golpes envolvem mensagens do tipo propaganda, geralmente oferecendo produtos originais ou oportunidades miraculosas a preços muito acessíveis, porém, a grande diferença é que as empresas que estão "oferecendo" esses produtos e serviços são, na verdade, empresas falsas. Essas mensagens contém acessos que levam os usuários à sites externos que imitam os sites originais, isto é, são cópias fiéis de sites originais, inclusive com domínios muito parecidos, modificando uma ou outra letra que acaba passando despercebido por usuários mais desatentos, levando o usuário a comprar esses serviços e produtos e é aí onde acontece o golpe.


Programas maliciosos (Malware)


Mensagens desse tipo são semelhantes ao Spam no formato estelionato, que utilizam de algum meio para obter dados confidenciais que possibilitam fraudes. Nesse caso, essas mensagens têm o conteúdo que induz o usuário a clicar em algum acesso que faz com que programas maliciosos sejam descarregados de forma disfarçada no computador do usuário. Esses programas têm a função, na maior parte das vezes, de obter os dados confidenciais da vítima e enviá-los aos spammers. Esses programas maliciosos podem ser vírus, que atacam destrutivamente os programas infectados instalados na máquina do usuário; worms, que são como os vírus mas que não necessitam de um arquivo para ser transportado; e trojans, que funcionam desativando as medidas de segurança do computador frente à rede, possibilitando que outros computadores possam invadir e roubar dados importantes.


Mensagens Ofensivas


Mensagens com conteúdo ofensivo, agressivo e violento que podem atingir um indivíduo em específico, uma comunidade, uma ideologia podendo fazer apologia à violência, à pornografia, à pedofilia, a difusão do racismo, xenofobismo, dentre outros.

Figura 4
Diversas modalidades de Spam
Figura 5
Spam no seu celular
Figura 6
Proporção do spam por assunto

Como Spam chega até você!



Como citado anteriormente, o termo Spam está diretamente ligado à prática de envio de mensagens não solicitadas. O motivo dessa prática ser tão difundida nos meios eletrônicos é de que estes são muito baratos com relação a qualquer outro meio de publicidade, como por exemplo, os panfletos, que requerem investimentos em papel e tinta. Citaremos algumas vias aqui:

• Correio eletrônico
Spam por correio eletrônico é a forma mais usual e conhecida da prática de spamming. Os spammers dessa área geralmente utilizam de programas que facilitam e automatizam o processo de envio. Além disso, eles utilizam de estratégias para obter listas de e-mails. Estas estratégias estão embasadas em programas de interpretação de textos que executam varreduras em ambientes com um número potencialmente grande de endereços disponíveis. Outro método conhecido é o chamado ‘ataque de dicionário’, que consiste em criar listas de e-mails a partir de palavras conhecidas e bastante usuais.
Além disso, ainda existem páginas na internet que oferecem listas prontas para venda. A compra dessas listas de endereços eletrônicos também está ligada a prática de Spam.

• Telefone Móvel
A prática de spamming nos telefones móveis, comumente chamada de Mobile Phone Spam, está diretamente ligada ao serviço de mensagens de texto, os chamados SMS. Essa prática, além de ser incômoda e inconveniente para o usuário do telefone móvel, acarreta ainda desapontamento devido à taxa de cobrança por mensagem de texto que pode ser feita ao usuário.

• Mensagem Instantânea (Instant Messaging)
Essa prática faz uso dos sistemas de mensagens instantâneas, tais como o Skype, por exemplo. Esse é um meio especialmente útil para os spammers devido ao fato de mensagens instantâneas não tenderem a ser bloqueadas por firewall.

• Grupo de notícias e fóruns
O Spam nos fóruns e nos grupos de notícia são,basicamente, a criação de propagandas indesejadas, que geralmente possuem acessos que levam à sites externos. Isto objetiva aumentar o tráfego desses sites para terem melhor colocação nos mecanismo de buscas. Alguns desses acessos contêm código para rastrear a identidade do robô de Spam, SpamBot, para caso a venda se concretize, seja paga devidamente a comissão ao spammer responsável.

• Mensagens de jogos online
Muitos dos jogos online permitem que os usuários se comuniquem através de salas de chat e/ou áreas de discussão pública. Esse meio é especialmente estratégico para spammers, que utilizam desse meio para anunciar a venda de itens e moedas do jogo por dinheiro real. Além dessa prática, qualquer forma de flooding, isto é, repetidas postagens de uma mesma mensagem, é considerada Spam.

• Blogs
Semelhante a prática do spamming nos fóruns, nos blogs, os spammers aproveitam a natureza aberta da área de comentários para postar repetidamente mensagens de publicidade apelativa com acessos para sites externos comerciais. Essa prática é também conhecida como Blams, uma forma compacta para Blog Spams.

• Redes Sociais
Apesar do conceito puro de Spam estar relacionado à prática de envio de mensagens não solicitadas através de meios eletrônicos, podemos afirmar que Spams do tipo propaganda estão sendo largamente veiculados nas principais redes sociais. Essa afirmativa está relacionada ao fato de o usuário não ter solicitado que, em sua página pessoal, fossem publicadas mensagens com caráter similar ao de mensagens efetivamente pessoais, porém, com fins publicitários.

Reconhecimento e defesa contra Spam (Anti-Spam)


Encontrando o Spam

Diferentes técnicas são necessárias...


Técnicas a nível de usuário


Para combater o Spam no endereço eletrônico, o usuário poderá contar com o auxílio de aplicações que selecionam as mensagens como impróprias retirando-as da caixa principal de mensagens, poupando o usuário de perder seu tempo e possivelmente cair num golpe/fraude.Contudo, caso o Spam chegue até o usuário final, significa que ele já consumiu parte da banda do canal de comunicação externo e espaço em disco (tanto no servidor como no usuário). Além destes aplicativos, o usuário poderá também analisar o cabeçalho da mensagem recebida, visto que,na maioria das vezes é possível reconhecer uma mensagem de Spam através da análise do remetente , do destinatário e do assunto da mensagem, que devem seguir o protocolo RFC-2822 de 2001

Mesmo não funcionando para mensagens que possuem imagens devido a dificuldade de análise de texto numa imagem, outra maneira válida para reconhecer e remover mensagens de Spam é através da análise do seu conteúdo, já que a maioria das mensagens de Spam contém trechos, expressões e palavras repetidas, como por exemplo, palavras de cunho sexual e expressões promocionais.

Apesar de não ser um canal de Spam tão comentado e não possuir muitas técnicas anti-spam, o Spam através do serviço telefônico de mensagens curtas (SMS) atualmente tem afetado um número considerável de pessoas, já que só aqui no Brasil existe uma relação de 138,94 celulares para cada 100 habitantes, totalizando 283,milhões de aparelhos.[ teleco.com.br - dados de Abril de 2015]. Dessa forma, para evitar o Spam precisamos identificar a origem das mensagens, seja ela de nossas operadoras ou de um destinatário desconhecido. Caso venha de sua telefonia é importante manifestar seu descontentamento através da resposta na mensagem indesejada, utilizando palavras chaves, como por exemplo, “sair, desistir, cancelar,não quero, não participar“. Caso você receba de um destinatário desconhecido a solução é diferenciada para cada tipo de aparelho, pois você precisa verificar no manual do mesmo como bloquear as mensagens do destinatário desejado.


Técnicas a nível de rede


Caracteriza-se como técnicas a nível de rede as técnicas que acontecem dentro do servidor de protocolo de transferência de correio simples (Simple Mail Transfer Protocol - SMTP) que é responsável pelo envio e recebimento de mensagens de correio eletrônico. Dentre essas técnicas, temos:

• Monitoramento e remanejamento das portas lógicas de comunicação
Consiste em não utilizar a porta padrão 25 no servidor de SMTP para o envio de mensagens, utilizando como por exemplo, a porta 587 que solicita uma autenticação para a comunicação.

• Listas negras (Black Lists)
Listas contendo endereços de remetentes que são reconhecidos como origem de Spam. Caso o servidor receba alguma mensagem de algum desses remetentes, ele automaticamente a bloqueará.

• Uso de pesos e regras
Delimita várias regras de análise da mensagem criando testes para cada regra. Cada teste possui um peso diferenciado e ao final de todos os testes é atribuída uma pontuação para mensagem, e dependendo desta pontuação ela é classificada como Spam.

• Filtros bayesianos
São filtros que analisam o conteúdo da mensagem e a incidência de palavras e expressões, criando uma estatística de ocorrência. Através da analise destas estatísticas é determinado se uma mensagem é Spam ou não

• Caracterização do tráfego de Spam
Monitora o fluxo de mensagens enviadas de um usuário. Portando, caso um usuário comece a enviar várias mensagens inicia-se uma busca para saber se suas mensagens são Spam.

• Listas Cinzas (Graylisting)
Envia uma mensagem de erro para remetentes não conhecidos para forçar um reenvio da mensagem. Na maioria das vezes, caso seja um caso de Spam, o remetente não reenviará a mensagem e será considerado um remetente inválido.

• Padrões sociais
Analisa o circulo social do usuário, pois a chance do envio de Spam entre pessoas do mesmo grupo social é menor.

• Verificação reversa a partir do nome de domínio (Domain Name Server - DNS)
Tenta descobrir através do registro do DNS se aquele remetente é um remetente válido.

• Política de envio (Sender Policy Framework - SPF)
Cria um banco de dados com informações de servidores de um certo domínio, os quais, possuem privilégios para enviar mensagens.

• Desafio e resposta
Tenta criar desafios que aumentem o custo de envio de mensagens e como consequência o custo de envio do Spam. Como por exemplo,pedir para o usuário digitar um texto de confirmação de envio de mensagem (CAPTCHA). Em alguns casos também é utilizado o reconhecimento de agrupamentos de imagens, como por exemplo, todas as imagens que contém um cachorro.

Figura 7
Diga não ao Spam
Figura 8
Uma possível rotina de verificação de Spam
Figura 9
Enchurrada de Spam

Ponto de vista legal


Spam dentro da lei

Como é o spam perante a lei?


Como o Spam é visto no mundo


Em todo mundo a prática de Spam é tratada como ilegal. Em vários países ela é punida com multas severas. Por exemplo, em março de 2015 saiu uma reportagem no portal Nakedsecurity que falava sobre um site de encontros que recebeu uma multa de US$48,000.00 por não prover uma estrutura segura com opções de e-mails enviados a usuários não cadastrados. O artigo também fala de como é forte a punição para o spamming, no país, com diversos outros exemplos de multas aplicadas. Algumas impressionantes, como no caso da Compu-Finder que foi abaloada com a quantia de 1,1 milhões de dólares.

Um dos fatos mais importantes na legislação punitiva do Spam ao redor do mundo ocorreu em 2003 nos EUA. A lei federal americana CAN-Spam foi elaborada como um conjunto de regras para o envio de mensagens eletrônicas comerciais, definindo regras e punições para seus infratores. Dentre estas, está a que toda propaganda eletrônica deve conter um acesso que possibilite o consumidor optar por não receber mais aquela mensagem. Na Europa, existe um modelo similar que foi a “Diretriz em privacidade e comunicação eletrônica", que obriga as mensagens comerciais eletrônicas serem previamente autorizadas pelos clientes antes de serem enviadas.


Como o Spam é visto no Brasil


No Brasil ainda não existe legislação própria para o combate ao Spam. Existem alguns trechos do código do consumidor que podem ser enquadrados na situação. Como no Artigo 37 inciso 1:

“Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.
§ 1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir ao erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.”

O Projeto de lei PL2186/2003, do autor, Ronaldo Vasconcellos, na época deputado federal do PTB-MG, tem por objetivo criar uma lei brasileira a respeito do Spam. Basicamente em seu conteúdo há a regulamentação para o envio de mensagens não solicitadas, como por exemplo, a existência de um cabeçalho que contenha claramente as informações do tipo de mensagem e identificação válida do remetente, além de um procedimento simples para que o destinatário desista de receber tais mensagens.

Outra questão que o projeto de lei trata é da criminalização do spamming através de penas de até 2 anos e multas para aqueles que ilegalmente usem o sistema. Também prevê regulamentações aos provedores de internet de forma a coibir o uso de endereços desabilitados como fonte de envio dessas ameaças.

Contudo, segundo a câmara dos deputados este projeto de lei já foi arquivado 3 vezes, sendo por último desarquivado em fevereiro de 2015. A caminhada para criar uma legislação efetiva no país está cada vez mais árdua e penosa. Há quem diga que isto fere o direito de expressão, outros que há coisas mais importantes para serem analisadas, e nessas adversidades ainda seguimos sem uma lei anti-spam.


Quais os impactos atuais do Spam na sociedade


Atualmente o Spam é considerado uma doença da internet que afeta diversas esferas da sociedade brasileira. A começar pela própria rede que tem parte de sua banda consumida para veicular estas mensagens indesejadas.

Além disso, segundo uma pesquisa realizada pelo provedor de antivírus MacAfee, considerando a emissão de gases poluentes para produção da energia necessária para enviar estas mensagens, o spamming gera poluição no meio ambiente de tal proporção, que em um ano chega a ser comparada a quantidade de gases emitidos por 1,6 milhões de carros.

Por ultimo, existe atualmente uma maior preocupação por parte das próprias empresas fornecedoras de serviços e produtos em combater o Spam em seus canais. Isto porque, a existência de Spam, por exemplo, em lojas virtuais gera uma propaganda negativa da credibilidade do atendimento destas empresas.

Conclusão


O spamming é uma prática que polui a rede em todas as modalidades de acesso a serviços, informações e produtos, sendo fruto tanto de usuários comuns como de empresas especializadas.

A contribuição do estado ainda está muito aquém do necessário. Pois enquanto for lucrativo para estas empresas e possivelmente divertidos para outros fazer Spam, será difícil coibir ele.

Infelizmente para alguns, isto não parece um problema grave, mas em uma conjuntura na qual estamos cada vez mais conectados, ficará mais difícil pensar em segurança, largura de banda e credibilidade da informação se mantermos o caminho livre para o Spam.

Portando, é de extrema importância o investimento em técnicas que aumentem a eficácia contra a prática do Spam, e possibilitem uma navegação mais segura e menos evasiva.

Bibliografia


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Rafael J. C. Szendrodi - Spam, Suas origens, sua evolução e as técnicas para evitá-lo. <http://www.gta.ufrj.br/grad/05_1/spam/szendro/> acesso em: 15/5/2015.
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John Haves - Plenty Of Fish hooked by Canada's anti-spam laws, faces 48k penalty.<https://nakedsecurity.sophos.com/2015/03/26/plenty-of-fish-hooked-by-canadas-anti-spam-laws-faces-48k-penalty/> acesso em: 11/5/2015.
Wikipedia, a enciclopédia livre - Botnet.<https://pt.wikipedia.org/wiki/Botnet> acesso em: 10/5/2015.
Spamhaus - The top 10 Worst.<https://www.spamhaus.org/statistics/networks/> acesso em: 15/5/2015.
Emil Protalinski - China passes the U.S. as the world’s largest source of spam, again.<http://venturebeat.com/2015/01/28/china-passes-the-u-s-as-the-worlds-largest-source-of-spam/> acesso em: 14/5/2015.
Konstantin Tretyakov - Machine Learning Techniques in Spam Filtering.<http://ats.cs.ut.ee/u/kt/hw/spam/spam.pdf> acesso em: 9/5/2015.
Michael Vinther - Intelligent junk mail detection using neural networks.<http://www.logicnet.dk/reports/JunkDetection/JunkDetection.pdf> acesso em: 15/5/2015.
Mailinator - Free. Disposable. Email.<https://mailinator.com/> acesso em: 13/5/2015.

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