Exemplos Atuais de Emprego



Com o avanço da tecnologia por trás do RFID e com o barateamento do custo de cada tag, diversas aplicações surgiram para esta tecnologia. Uma das aplicações mais comuns atualmente está no ciclo de um produto, desde o momento em que a matéria prima é produzida e entregue a um fabricante, e o momento em que essa matéria prima é transformada no produto final e entregue ao consumidor ou a uma loja revendedora.

Alguns anos atrás, a forma mais comum de se identificar um produto que era produzido dentro de uma fábrica eram os códigos de barra. Essa tecnologia gerava alguns problemas e atrasos, visto que era necessário que uma pessoa posicionasse um leitor ótico próximo à etiqueta para obter informações, além do fato de que pequenos danos à etiqueta já a tornava ilegível.

Atualmente, as tags RFID facilitam muito esse procedimento, pois podem ser lidas simplesmente passando por um leitor. Outro fator que ajudou na aceitação do mesmo foi o fato de que múltiplas tags podem ser lidas ao mesmo tempo. Sendo assim, se imaginarmos um fornecedor que está mandando um pallet com 40 caixas de um material X para uma indústria, se a tecnologia RFID for usada, as caixas já estarão cada uma com a sua tag e, ao ser entregue na fábrica, o pallet passa por um leitor que automaticamente lê as 40 tags, registrando a entrada daquele material na base de dados. Na linha de produção as tags podem identificar um determinado produto desde o início de sua produção. A mesma pode conter dados como a cor com a qual o produto deve ser pintado, os funcionários encarregados da produção, o modelo que está sendo produzido, entre outros.

Da mesma forma que a matéria prima entrou da fábrica já com a tag a identificando, o produto sai da fábrica portando também um tag que é utilizada pelo revendedor do produto para o identificar em seu estoque e sua base de dados. Essa tecnologia faz com que o inventário de uma empresa inteira possa ser obtido com um simples comando ao invés de horas escaneando códigos de barra manualmente.

Tags RFID também tem sido utilizadas no ramo de criação de animais. Cada animal recebe uma tag com um número de identificação e informações básicas sobre o mesmo, como idade, tipo de alimentação e tipo de medicação. Esta tecnologia ajuda os produtores a oferecerem um cuidado personalizado para seus animais, evitando, por exemplo que um animal doente receba um tipo de medicação que não poderia tomar ou que não se alimente de forma adequada. Outra aplicação e vantagem do uso das tags nesse ramo está na facilidade de se contar os animais, podendo contar um rebanho inteiro, por exemplo, de uma só vez.

Uma tag RFID tem um tamanho bem reduzido e, mesmo com a antena necessária para o seu funcionamento, tags podem ser embutidas em cartões com a mesma espessura que um cartão magnético e até em etiquetas de roupas. Os cartões com tags RFID tem sido usados para controle de acesso em prédios e empresas, onde o próprio crachá do funcionário contém informações como quem ele é e qual o nível de acesso que ele possui dentre daquele edifício.

Sistemas de transporte público e de moeda eletrônica também se beneficiaram desta tecnologia. No estado do Rio de Janeiro o melhor exemplo seria o Bilhete Único. O cartão que os fluminenses usam para se locomover pagando menos nada mais é que uma tag RFID. A máquina que fica ao lado dos trocadores é um leitor\gravador de tags. No cartão ficam gravadas informações que identificam cada cartão, os créditos e também o horário de passagem na catraca.

Lojas do varejo já usam há algum tempo dispositivos eletrônicos de controle de furto ou EAS - Electronic Article Surveillance. As tecnologias mais antigas permitiam armazenar apenas 1 byte, ou seja, ou o produto estava liberado ou não estava. Algumas redes já estão substituindo o uso desses equipamentos por tags RFID. As tags são interessantes porque podem ser usadas também para o controle de estoque dentro da loja. O fato das tags poderem estar em forma de etiqueta colada em uma caixa ou até mesmo dentro da etiqueta de uma roupa fazem com que o uso dessa tecnologia chame menos a atenção sem deixar de ser eficiente.



Anterior Sumário AEHOOOO