Por que usar

Mesmo antes da Internet, privacidade e liberdade sempre foram motivos de briga, e normalmente figuram entre os primeiros artigos das constituições dos países democráticos. As pessoas desejam poder se expressar sem sofrer opressão, mas desejam também o direito a uma vida privada, isso acontece com a Internet também. Por isso a EFF apoia o Projeto TOR, uma ferramenta que permite que o direito dos internautas de se expressar livremente seja preservado.

Há muita polêmica em torno do anonimato na internet. Nesta briga há duas frentes muito distintas e bem definidas. Uma que acredita que a liberdade de expressão e a privacidade são direitos que devem ser preservados a qualquer custo (inclusive e principalmente na internet). A outra acredita que essa liberdade ocasionará numa alta de crimes ciberneticos. Na primeira frente, temos grupos de peso, como a fundação EFF, o grupo ativista Human Rights Watch e o Google, que defendem o anonimato usado para o bem, como a preservação dos usuários da internet, protegendo suas informações pessoais e a segurança de jornalistas, militares, policiais, ativistas políticos, além da população de países que ainda possuem governos repressores. Já os que são contra, defendem que o anonimato seria utilizado, principalmente, por pedófilos, terroristas entre outros, e que serviria apenas para dificultar o trabalho do governo.

Nesta discussão não há vencedores, há apenas dois lados de uma mesma moeda, que pode ser usada para o bem ou para o mal, dependendo das intenções de quem a utiliza, já que esta tecnologia é aberta para qualquer pessoa que queira utilizá-la.

< Introdução | Entenda >