Perguntas & Respostas

  • É possível usar torrent através da rede Tor?

    Sim, mas é extremamente recomendável não fazê-lo. O principal motivo é que o Tor não tem banda suficiente. Mas recentemente surgiram três novas possibilidades de ataques de privacidade ao se usar um cliente de BitTorrent com Tor. O primeiro diz respeito à arquitetura de tais clientes. Alguns, como o Utorrent, usam protocolo UDP (ao contrário do Tor, que usa TCP). Alguns clientes de Torrent, cientes dessa incompatibilidade, ignoram e fazem o download mesmo assim, ignorando o proxy do Tor, ao invés de mostrar uma mensagem de erro ao usuário. O segundo é que os clientes de BitTorrent escolhem aleatoriamente uma porta para baixar. Aliado ao primeiro ataque, o interceptador sabe o seu IP e agora a porta que você está utilizando. O terceiro ataque se baseia no fato que o Tor, para maior eficiência, usa o mesmo circuito para várias aplicações. Essa prática tem um defeito: os servidores de saída podem tirar pequenas "fotos" do perfil do usuário baseado nas informações que ele troca com aquele circuito. Se uma dessas informações identifica o usuário, o servidor de saída sabe quais informações pertencem àquele usuário.

  • Qual a diferença entre o Tor e os outros Proxys?

    A principal diferença é que o Proxy normal armazenam informações sobre você, como o que você enviou e recebeu. Estas informações podem ser revendidas a terceiros. O Tor criptografa as suas informações e passa por pelo menos três servidores diferentes. Assim, o servidor individualmente não tem acesso às suas informações.

  • Como posso ajudar o Projeto Tor?

    Há varias formas de ajudar a manter o Projeto Tor, a principal é manter um servidor Tor, isso ajuda a dar mais segurança à rede e melhora a velocidade de transmissão. Outra forma é baixando e testando as versões betas do sites, para detectar bugs e, assim, ajudar aos desenvolvedores a melhorarem as versões. Quem não é desenvolvedor também pode ajudar na defesa jurídica, na documentação e na tradução, por exemplo.

  • < Conclusão | Glossário >