Computação em Nuvem

Por Felipe Bogossian, Luiz Felipe Maciel, Renato Sampaio e Rodrigo Couto

Anterior Próximo

Sistemas Comerciais

A seguir são mostrados alguns exemplos de cada área de serviços disponível:

Amazon EC2 (Amazon Elastic Compute Cloud)
Serviço da empresa Amazon que visa disponibilizar infraestrutura na Nuvem (IaaS – vide Seção Tipos de Cenário ). Oferece capacidade computacional, armazenamento e banda de conexão ajustáveis às necessidades do usuário, flexível de acordo com a demanda. Alem disso, permite ter um servidor na Nuvem rodando em minutos com redundância a falhas. O serviço tem como principal atrativo o fato de se pagar apenas pela capacidade usada, por hora ou banda (Mbps).

Google AppEngine
É uma plataforma de hospedagem e desenvolvimento de aplicativos na web disponibilizada em versões gratuita (limitada) e paga pela Google. Opera em um nível mais alto que o caso anterior, com a plataforma como serviço (PaaS – vide Seção Tipos de Cenário ), rodando nos datacenters do Google. Aceita programação em linguagens Python e Java e diversos arcabouços. Tem como vantagens a fácil ‘escalabilidade’ dos recursos de processamento e de banda quando necessários, entretanto, quando comparado ao serviço da Amazon, é restrito nas opções de linguagem, arcabouço e API.

Topo

Dropbox
É um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos disponível em versão gratuita (limite de espaço em 2GB) e paga. Funciona a partir de um aplicativo instalado na maquina do usuário que realiza o upload de todos os arquivos de uma determinada pasta para os servidores da empresa, a partir daí, seus documentos estarão disponíveis online e sincronizados com outros computadores que tenham o determinado acesso.

Google Docs
O Google Docs é da categoria de software como serviço (SaaS), oferece uma gama de aplicativos de escritório (Office) como editor de texto, planilha e apresentação, tudo online. Além de manter todos os dados na Nuvem, podendo ser acessado de qualquer lugar com conexão à Internet, possibilita o compartilhamento e a colaboração de outros usuários.

Topo

Google Chrome OS
Produto em fase de desenvolvimento que pretende oferecer um Sistema Operacional (OS – Operational system) voltado para computadores do tipo netbooks rodando aplicativos da web. Expandindo o princípio do Google Docs, o Chrome OS quer levar todas as atividades realizadas em um sistema operacional para a Nuvem, funcionando apenas como interface para todos os aplicativos que rodam em datacenters. Tanto seus dados quando seus programas não estão instalados em sua máquina, o que cria uma dependência total da Internet levando ao seu principal problema, onde nada poderia ser feito em um local sem conexão com a rede.

Anterior Topo Próximo.

Design downloaded from Zeroweb.org: Free website templates, layouts, and tools.