Computação em Nuvem

Por Felipe Bogossian, Luiz Felipe Maciel, Renato Sampaio e Rodrigo Couto

Anterior Próximo

Comparação de Nuvem e Grade

O ganho de popularidade da Computação em Nuvem reforça a confusão já existente sobre suas características. Um assunto bem discutido é a relação do conceito de nuvem com Computação em Grade. Grades e nuvens compartilham objetivos como redução de custo computacional e aumento de flexibilidade e confiabilidade. Suas diferenças serão mostradas com base nas definições [4]:

Compartilhamento de recursos
A computação em grade implica o compartilhamento justo de recursos numa estrutura de colaboração, geralmente regrada por VOs (Virtual Organization - Organização Virtual). Os recursos disponíveis pela nuvem são alocados com a impressão de serem dedicados e variam de acordo com a demanda requisitada pelo Provedor de Serviços. A virtualização cria um isolamento dos recursos e assim o compartilhamento direto, como o que ocorre na Grade, não acontece.

Virtualização
Numa grade, os serviços são fornecidos com interfaces que escondem a heterogeneidade dos recursos computacionais. A nuvem, ainda, agrega virtualização aos recursos de hardware [4].

Topo

Arquitetura
Enquanto grades tendem a impor requisitos para implantar aplicações, nuvens possibilitam que provedores de serviço implantem aplicações diferentes e personalizadas em virtude da abstração de arquitetura.

Escalabilidade
Para aumento de recursos de hardware virtualizados, nuvens são capazes de fazê-lo automaticamente com a necessidade do usuário. Já no caso da grade, usuários precisam escalar seus recursos manualmente ao aumentar o numero de nós.

Topo

Modelo de Cobrança
Inicialmente as Grades eram baseadas em financiamento público enquanto a Nuvem sempre esteve direcionada para intenções comerciais. Grades tipicamente possuem seus serviços cobrados em taxas fixas, enquanto usuários da Nuvem utilizam o modelo pay-per-use.

Segurança
A virtualização é uma característica positiva ao lidar com segurança devido ao isolamento dos recursos. Computação em nuvem proporciona ao usuário acesso único ao seu ambiente virtualizado, o que é uma grande vantagem. A computação em grade faz uso de soluções para autenticação, confidencialidade, integridade e outros problemas de segurança ao acessar os recursos disponíveis em uma VO.

Anterior Topo Próximo.

Design downloaded from Zeroweb.org: Free website templates, layouts, and tools.