3.1.1 ATM/Frame Relay
     ATM (Asynchronous Transfer Mode) é uma arquitetura de transmissão de dados criada com o objetivo de permitir a transmissão eficiente de diversos tipos de dados, como texto, vídeo e áudio. Se baseia na comutação de células e cria circuitos virtuais para a transferência de dados.
    Uma outra arquitetura de rede, o Frame Relay, se caracteriza por transmitir os dados dividindo- os em quadros de tamanho variável. Ao serem enviados, esses quadros percorrem diversos switches da rede, que formam circuitos virtuais. No Frame Relay, a verificação de erros é realizada apenas nas extremidades.
    Como comentado anteriormente, as redes privadas convencionais são formadas por circuitos dedicados (contratados de empresas prestadoras de serviços de telecomunicações) juntamente com uma infraestrutura privada de comunicação.
    Uma forma de baratear os custos para a criação de redes corporativas mantendo a característica autônoma das redes privadas convencionais é através de VPNs que utilizem a infraestrutura de redes Frame Relay ou ATM. Os circuitos dedicados contratados são trocados por circuitos virtuais em uma dessas redes públicas. Ainda que os enlaces sejam compartilhados por diversas redes virtuais, não há visibilidade entre elas.