Redes com fio

As redes com fios são aquelas em que os nós são ligados através de fiação. Existem diferentes tipos de cabos utilizados nesta conexão, estes surgiram com o aumento das velocidades e distancias de transmissão que exigem cada vez melhores propriedades para o meio físico. Em uma ordem aproximadamente cronológica temos o seguintes padrões:

Cabo plano – formado por fios extremamente finos dispostos paralelamente permite a transmissão paralela dos dados. A disposição dos fios, porém, provoca um grande efeito capacitivo conferindo uma função de filtro ao cabo. Uma segunda família de cabos planos tem um fio aterrado entre cada fio de transmissão, para amenizar este efeito.

         Figura 1: Cabo plano               

Cabo coaxial – é composto por dois fios dispostos coaxialmente, com o mesmo centro, separados por um material isolante. Esta disposição impede a entrada de campos elétricos externos, que é anulado no fio externo.

Figura 2: Cabo coaxial - A:revestimento externo, B:condutor externo, C:isolamento interno, D:condutor interno

Par trançado – o par trançado tem dois fios enrolados, em cada tem um sentido de transmissão fazendo com que os campos elétricos formados tendam a se anular.

Figura 3: Par trançado 

Fibra ótica – composta por dois materiais com coeficientes de refração diferentes é baseada no fato de que existe um ângulo de incidência a partir do qual a reflexão é total, lei de Snell. É atualmente o melhor meio de transmissão devido a sua baixíssima taxa de atenuação.

Figura 4: Laser em uma fibra ótica